10 dicas para planejar bem o Marketing da sua empresa

Para um bom planejamento de marketing é importante que as empresas tenham bem definidos quais são seus principais objetivos. É muito comum as empresas planejarem seu marketing e focarem principalmente em ações de promoção e não de posicionamento de marca. Vale salientar que as ações de marketing que geram vendas são fundamentais, mas estar atento e investir no posicionamento da marca são necessários para criar percepção de valor à marca. Isso ajuda o cliente a entender por que ele paga mais por um produto em relação a outro, embora as características sejam praticamente iguais. Pense nisso na hora de montar seu orçamento e esteja atento as dicas para planejar bem o marketing da sua empresa.

  • Tenha definidos OBJETIVOS claros de onde pretende chegar com o marketing. Por exemplo, se o foco é vendas, qual o percentual que quero aumentar mês a mês e que produtos tenho a oferecer? Como vou fazer para chegar lá e que ações pretendo fazer para atingir essa meta?
  • Lembre-se de planejar investimentos para as duas ações: de marketing focado em VENDAS e de marketing focado no POSICIONAMENTO DA MARCA. Eles podem até variar em percentual, mas é importante que sejam destinadas ações para cada situação.
  • Faça um levantamento de tudo que foi investido no ano anterior tendo como base o histórico de suas ações. Separe os investimentos feitos em relação à propaganda para geração de vendas e investimento em publicidade com o posicionamento da marca. AVALIE o que tem dado certo e o que não teve retorno. Planeje as mudanças.
  • Entenda quem são seus clientes, o que pensam, como se comportam e foque ações para cada PÚBLICO-ALVO. Não adianta falar que atende a todo público, se você olhar bem para seus clientes vai descobrir diferentes comportamentos, faixa etária, gênero, classe social, entre outros.
  • Lembre-se de levantar informações sobre seus diferenciais, pontos fortes em relação a seu PRODUTO, seu preço e seu atendimento. Os pontos fracos também devem ser pontuados para análise e melhoria.
  • Conheça sua CONCORRÊNCIA, avalie seus produtos e identifique os pontos fortes e fracos. Essas informações são fundamentais para pensar estratégias de diferenciação no mercado.
  • Tenha disponível um percentual do faturamento para trabalhar o seu ORÇAMENTO, especialistas indicam de 3% a 10% do faturamento bruto da empresa. Esse percentual varia em relação à atividade e política da empresa.
  • É importante que todas as informações sejam REGISTRADAS. Faça anotações; o documento não precisa ser extenso, mas deve conter os principais pontos de forma resumida.
  • Estabeleça um CRONOGRAMA para cada etapa, de modo a dividir os esforços em diferentes fases e não concentrar tudo num só momento.
  • Acompanhe as ações e seja flexível, no caso de precisar fazer algumas adaptações no decorrer do caminho.

Muitos empresários já conhecem o caminho e a cada ano trabalham seu planejamento de marketing de forma muito prática, mas é extremamente indicado o olhar de um especialista na elaboração de estratégias. Um bom plano de marketing é essencial para o sucesso das ações e o caminho mais rápido para atingir os resultados almejados pela empresa. O planejamento não precisa ser um documento extenso e burocrático; basta que seja simples e de fácil entendimento para colocar todas as ações em práticas.

 

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