3 dicas de como fazer um posicionamento de marca

Para sua empresa alcançar os objetivos com o marketing e as vendas, não basta ter um bom serviço ou produto com preço atrativo. É preciso que a marca ocupe uma boa posição no mercado, e claro, na mente do consumidor.

As perguntas que fazemos agora são: como os clientes e os potenciais consumidores estão vendo sua marca? Qual a posição que ela ocupa no mercado? Como ela se comporta diante da concorrência? Quais os principais diferenciais?

Se você as respondeu rapidamente, parabéns, você está no caminho. Mas se você ficou em dúvida ou não teve resposta, sentimos dizer que você está falhando com seu posicionamento de marca. Mas nem tudo está perdido…

Confira nossas dicas e descubra como garantir mais resultados em seu negócio através do posicionamento!

Dica #1 – Mantenha a comunicação alinhada

Seu posicionamento de marca não pode de maneira alguma ser isolado. Ele deve estar totalmente alinhado à comunicação. O que isso significa exatamente? Por exemplo, se o seu posicionamento é de uma marca de agronegócio séria e experiente, sua identidade visual deve transmitir isso, assim como a sua comunicação em ações de marketing digital.

Quando esse alinhamento é feito, os resultados são mais facilmente alcançados. Não negligencie isso de forma alguma na hora de planejar seu marketing.

Dica #2 – Seja humano

Apesar de todo avanço tecnológico e de inovações como a inteligência artificial, o calor humano ainda importa. E importa muito. Por isso trate de humanizar seu posicionamento. Sei que estamos falando de empresas, mas todo cliente gosta de saber que está lidando com pessoas.

Então, evite usar uma linguagem muito engessada, principalmente nas redes sociais, mesmo quando a seriedade se fizer necessária. Prefira sempre um tom mais amigável, leve, e que mostre o lado humano da sua marca.

Dica #3 – Seja original

Tem uma frase que nos faz refletir bem sobre esta dica: “Quando a moda passa, o original permanece”. Pense em marcas grandes e já consolidadas no mercado. Todas elas são originais, pelo menos em algum sentido. É assim que a sua marca deve ser.

Ela precisa se diferenciar da concorrência, caso queira fidelizar a clientela. Busque novas soluções, novas comunicações, novas maneiras de atrair e conquistar o cliente.

Cuide do alicerce

Essas são as nossas três dicas para você definir seu posicionamento de marca. Mas, fazemos questão de destacar que para que elas sejam aplicadas com resultados, é preciso ter um alicerce sólido. Essa estrutura precisa contar com os valores como empresa bem definidos, a clareza quanto aos diferenciais de seu produto e o conhecimento de quem é o cliente.

Se você seguir essa “receita”, estará mais perto de conseguir o sucesso na hora de posicionar sua empresa no mercado, independente do setor e dos produtos que esteja vendendo. Só dando atenção devida a este assunto é que você vai conseguir elevar seus processos a outro nível.

E, claro, não se esqueça de contar com bons parceiros…

Para obter um diagnóstico de como anda seu posicionamento, converse com um de nossos analistas. Teremos o prazer de te indicar os melhores caminhos para que sua empresa conquiste muitos mais clientes e fãs na era digital.

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EV Comunicação

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