Propósito de marca: você sabe a importância?

Atualmente, muito se fala sobre propósito. Uma palavra de peso que pode ter muitos significados – e todos realçam a verdadeira importância da palavra. No dicionário, está relacionada a intenção de fazer algo ou realizar um projeto, bem como aquilo que se busca alcançar, um objetivo, uma finalidade. Um intuito.

Propósito, quando aliado à sua vida, pode trazer uma nova forma de pensar, um outro direcionamento. Seu propósito pode estar alinhado ao seu objetivo de vida, ao que você deseja alcançar no seu ambiente profissional ou pessoal.

Mas hoje a pauta do nosso artigo é falar sobre o propósito de marcas. Você sabe qual é a importância? Por que é um assunto que é tão presente quando falamos sobre branding e posicionamento de marca?

Pra gente, propósito nada mais é que responder “porquês”. Buscar um significado para suas ações. Nesse caso, está aliado a entender qual é o principal objetivo da existência da sua marca. Por que ela existe? O que ela pretende alcançar, além de dinheiro? Que diferença ela faz na vida das pessoas? O que ela busca alcançar?

Vem com a gente pra entender um pouquinho mais sobre a importância de ter um propósito fortalecido na sua empresa!

1.     Posicionamento claro

A gente sabe que toda empresa deve ter um objetivo mais profundo do que somente a receita. É claro que, quando abrimos uma empresa, nossa intenção é ganhar dinheiro com ela, né? Mas, para que você consiga, de fato, gerar lucro e conquistar uma receita interessante, sua empresa precisa ser humana.

É importante valorizar o equilíbrio entre as duas partes: a forma como sua empresa ajudará as pessoas e conquistará, de fato, seu objetivo, ao lado da receita. Quando temos um posicionamento e um propósito claro sobre o que queremos alcançar, fica mais fácil de engajar seus colaboradores para mostrar a importância do trabalho que ele faz na sua empresa. Isso gera um senso de pertencimento, um posicionamento claro que mostra onde sua marca quer e vai chegar.

E, é claro, quando engajamos nossos colaboradores a partir do nosso propósito, o local de trabalho passa a ser um local compartilhado para alcançar um grande sonho – que deixa de ser apenas da empresa, para se tornar de toda a equipe. E, consequentemente, tudo isso resultará em uma marca engajada, fortalecida e com um posicionamento claro sobre quem é e qual seu propósito no mundo.

2.     Envolvimento com a marca

Uma marca com um propósito claro deve ter segurança sobre ele. É diferente da missão, que pensamos como algo temporário, mas que pode ter algumas mudanças com o passar do tempo. O propósito não, ele não tem data de validade. É preciso ter clareza para mostrar para as pessoas o porquê de sua marca existir, e a diferença que ela faz na vida dos consumidores. É algo que deve ter durabilidade de pelo menos um século, se não mais.

É preciso ter em mente que, hoje, os consumidores são ativos e conseguem captar, com maior facilidade, o posicionamento da marca que eles acompanham. As promessas de marca já não são suficientes para envolve-los, tendo em vista que vivemos em um mercado que a confiança em marcas se desgastou e as suspeitas são muitas.

É por isso que sempre mencionamos a importância de um posicionamento de marca forte, que mostra a identidade da marca, seus valores para com o mercado, e que mostre seu propósito no mundo. Pode parecer clichê, mas a bola da vez é inspirar pessoas – e não enganar.

É preciso conectar as estratégias da sua marca ao seu posicionamento, fazendo com que seus clientes tenham uma experiência de marca positiva – e não apenas uma compra. É preciso fazer com que as pessoas confiem na sua marca, vejam valor nela e reconheçam que ela faz, sim, a diferença na vida dela e de outras pessoas. E é isso que gera o envolvimento com a marca – pela confiança, pela identificação e pela inspiração.

3.     Marketing focado em vendas está ultrapassado

É real, sim. Aquele marketing muito visto e consumido há um tempo atrás, que era focado em vendas e autopromoção é coisa de passado. É ultrapassado e ninguém quer mais saber. O mundo mudou, se atualizou, se modernizou e quer o mesmo das empresas. As pessoas buscam por empatia, querem respeito e querem marcas com propósito, que fazem a diferença na vida das pessoas, de uma forma ou outra.

Vivemos em um momento que o diálogo é importante acima de qualquer coisa, e que as empresas têm a oportunidade de rever seu propósito para mostrar sua importância para a sociedade. Mostrar que ela não é mais uma empresa que só quer dinheiro, não. Ela quer fazer a diferença, dentro do seu segmento de atuação. De que forma? Aí é você que tem que me dizer.

O marketing do futuro quer um posicionamento de marca com propósito, que envolve o apoio às causas, mostra suas preocupações e, acima de tudo, mostra empatia. É por isso que dizemos que o marketing humano, que mostra pessoas, que se importa com pessoas, que valoriza pessoas, é o marketing que faz a diferença, é o marketing do momento. É isso que as pessoas querem e é isso que as pessoas valorizam.

E o propósito da sua marca, como está?

E agora eu te pergunto: e o propósito da sua marca, como está? Você já pensou nele? Já desenhou ele e reconheceu sua importância? Já mostrou aos seus colaboradores a importância que sua marca tem na vida das pessoas? Já comunicou ele e mostrou, em forma de atitudes, o quanto ele é importante para seus consumidores?

Se você ainda não pensou isso, ainda dá tempo. É importante ter em mente o momento que estamos vivendo e a importância das pessoas em todos os processos. Mostre empatia e pense, lá atrás, por que você decidiu dar início à sua marca, o que fez com que ela surgisse no mundo, e o que te motiva, todos os dias, a continuar trabalhando e posicionando sua marca no mercado.

Aqui na EV, somos especialistas no posicionamento de marcas para o mercado e ambiente digital. Se precisar de ajuda para trabalhar o propósito e o posicionamento da sua, conte com a gente!

EV Comunicação

Somos uma agência de marketing especializada no posicionamento de marcas para o mercado e ambiente digital. Aliamos estratégia e planejamento para posicionar marcas, inspirar pessoas e idealizar resultados. Conheça nosso trabalho!

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