Como as mídias sociais podem ajudar nas vendas?

O mundo digital ainda é algo novo e muitos possuem um pouco de receio na hora de investir neste tipo de mídia. Assim como as mídias tradicionais, cada mídia social possui um propósito e um meio de comunicar. Percebemos, através de nossos clientes, que quem está iniciando a sua jornada neste meio, não sabe qual a melhor mídia social a se investir. Partindo disso, decidimos abordar neste primeiro post de Mídias Sociais um pouco mais sobre esses canais, auxiliando assim na decisão de qual se adapta melhor e supre as necessidades do seu negócio.

As redes sociais transformaram o modo de comunicação entre as pessoas. Elas influenciam, mobilizam e informam em questão de segundos, além de fomentar o networking e ser uma ferramenta que auxilia empresas na interação com o público-alvo. Dão voz às pessoas e marcas, possibilitando um relacionamento mais próximo entre os mesmos.

Em um mundo em que as pessoas estão cada vez mais conectadas, a presença de uma marca em uma mídia social faz-se necessário. Analisar seu público-alvo e perceber dentre várias qual a melhor opção para o seu negócio passa a ser um desafio. A seguir iremos apresentar os maiores e mais famosos canais deste meio e como elas podem contribuir para o seu negócio.

  • Facebook

Atualmente, o Facebook é a maior e mais abrangente mídia social. Conta com mais de 1,4 bilhões de usuários no mundo, dentre eles jovens e adultos.

Esta mídia social oferece para as empresas o recurso de “Fan Page”, é gratuito, fácil e prático. Funciona basicamente como um perfil pessoal, porém com objetivos comerciais. A partir da fan page é possível criar anúncios segmentados para divulgar sua marca; publicar textos, imagens e vídeos; agendar publicações; adquirir fãs (curtidas) e obter a interação deles através de curtidas, compartilhamentos e comentários em suas publicações; entrar em contato a partir de mensagens diretas; gerar vendas on-line; aumentar as vendas locais; aumentar o reconhecimento da marca; construir relações duradouras; e encontrar novos clientes. Além disso, a fan page oferece um painel de estatísticas. Nele é possível analisar quantas pessoas curtem a sua página, qual o perfil dos seus fãs, qual foi o alcance das suas publicações, qual o melhor horário para fazer as postagens, entre outras funções.

  • Twitter

O Twitter é uma das ferramentas mais ágeis e rápidas em propagar uma informação. É um microblogging que oferece um espaço de 140 caracteres por mensagem e permite que você compartilhe ideias, links de site, vídeos, imagens, anuncie promoções, etc., desde que caiba no espaço oferecido. As mensagens podem ser compartilhadas de uma forma objetiva, prática e descontraída pelos usuários.

Esta mídia social possui mais de 250 milhões de usuários e é composta por um público mais jovem. O Twitter também oferece recursos para favorecer as marcas: permite criar uma página exclusiva para a empresa; anunciar; criar e promover tweets segmentando o público; seguir pessoas/marcas; enviar mensagens privadas para qualquer usuário; responder um tweet, retweetar (compartilhar um tweet) e favoritar um tweet; utilizar hashtags e interagir com os usuários a partir delas. O twitter também oferece um painel para analisar as estatísticas, mostrando vários componentes da atividade dos anúncios, permitindo saber mais sobre o comportamento dos clientes e ajustar a campanha para obter melhores resultados.

  • Instagram

O Instagram é uma das mais recentes mídias sociais. Conta hoje com mais de 300 milhões de usuários, dentre eles jovens e adultos. Após ser comprada pelo Facebook, passou a oferecer uma maior integração entre as duas mídias sociais e seus seguidores/fãs.

É um canal fácil e com ferramentas bem simples. Permite compartilhar fotos e vídeos gratuitamente; seguir usuários; curtir e comentar fotos; utilizar hashtags para ter um maior engajamento e maior abrangência. Também oferece uma plataforma pensada para as marcas, permite criar anúncios pagos através de fotos e vídeos, permitindo assim um maior engajamento da empresa para com os usuários.

  • Google +

O Google plus é uma mídia social criada pelo Google. Conta hoje com mais de 2,2 bilhões de usuários, porém pouquíssimos são ativos e atualizam diariamente o seu perfil.

Esta mídia social, ao contrário do Facebook, Twitter e Instagram, que permitem criar uma página exclusiva para a empresa, oferece comunidades. Estas comunidades funcionam como um fórum social, onde é possível reunir usuários que possuem interesse na sua marca e nela todos os membros podem publicar. Elas podem ser privadas ou abertas e nelas é possível compartilhar ideias; conversar com os membros através de mensagens privadas, fotos e vídeos (hangout); filtrar e segmentar contatos. Além disso, o Google+ integra os outros serviços do Google como: e-mails, agendas e documentos.

  • LinkedIn

O LinkedIn é uma mídia social para uso profissional. Permite que os usuários criem um currículo on-line e possibilita que os usuários estejam sempre disponíveis a amigos, contatos e empresas. Conta com mais de 300 milhões de usuários, porém poucos destes entram e atualizam diariamente o seu perfil.

Esta mídia social disponibiliza às empresas a criação de páginas específicas para as mesmas e permite que os usuários as sigam. Através das páginas, as empresas podem criar anúncios pagos com as suas vagas disponíveis e, assim, o LinkedIn irá disponibilizar usuários que tenham um perfil que se encaixa melhor com o que a sua empresa está procurando. É uma ótima oportunidade para conseguir contatos profissionais qualificados de todo o mundo, manter uma relação próxima com estes contatos, realizar o marketing pessoal digital, facilitar a busca por empresas, agilizar a vida social virtual dos profissionais, entre outros.

As mídias sociais estão trabalhando para ajudar e favorecer as empresas cada vez mais no ambiente on-line. Uma empresa que não está presente neste meio, certamente passará despercebida. Mas lembrando que todas as publicações e anúncios devem ser bem pensados e direcionados para o seu público-alvo, para assim conseguir atingi-lo e obter uma menor rejeição possível.

E aí, este conteúdo ajudou? Qual mídia social você utiliza para a sua empresa? Está funcionando? Conta pra gente!

 

Saiba mais:

conteudos-ricos-para-textos-no-blog-3_ev_manualfanpage

EV Comunicação

Somos uma agência de marketing especializada no posicionamento de marcas para o mercado e ambiente digital. Aliamos estratégia e planejamento para posicionar marcas, inspirar pessoas e idealizar resultados. Conheça nosso trabalho!

Deixe um comentário