Como o planejamento de marketing é importante para o posicionamento de marca?

Posicionamento de marca é uma estratégia que diferencia um negócio dos seus concorrentes, ocupando um espaço na mente dos consumidores. Diversas organizações trabalham essa estratégia para construírem uma marca de sucesso.

Balneário Camboriú é um exemplo. Do setor de turismo, a marca começou, em novembro de 2017, a se planejar para o novo posicionamento no próximo ano. As estratégias de comunicação e inúmeras ações foram reavaliadas.

Assim como Balneário Camboriú, qualquer empresário pode se organizar e conquistar melhores resultados. Afinal, um planejamento estratégico de marca (branding) pode posicionar melhor o seu negócio no mercado.

Quer saber como? Confira a seguir algumas dicas para elaborar um bom plano de marketing que vai te trazer mais lucros e crescimento, por meio do posicionamento de marca!

Trabalhando o posicionamento de marca

A partir de um plano de marketing é possível trabalhar o posicionamento de marca com eficácia e agilidade. Considerada uma das melhores ferramentas de gestão neste sentido, o plano pode te ajudar a:

  • Criar novas estratégias de comunicação;
  • Se adaptar às mudanças e tendências do mercado;
  • Desenvolver vantagens competitivas em seu segmento;

Etapas

De acordo com o Sebrae, um plano de marketing é composto pelas seguintes etapas:

  1. Planejar: análise e definição das características do negócio (público-alvo, posicionamento, objetivos, metas, marca etc.);
  2. Implementar: execução das estratégias (prazos, metodologias, responsáveis e custos);
  3. Avaliar: verificação das ações realizadas a fim de conferir se estavam de acordo com o que foi planejado.

A primeira etapa é indispensável para o estabelecimento e sucesso das próximas. É ela que abrange os objetivos e valores da empresa de forma íntegra, posicionando a marca com mais agilidade no mercado.

Passo a passo para fazer o seu planejamento de marketing

Além disso, planejar o marketing contribui para controlar os gastos e aumentar as vendas também. Para fazer isso de um modo estratégico, veja a seguir um passo a passo:

  1. Avalie o ambiente (fatores internos e externos) que influencia a sua empresa;
  2. Conheça a fundo o seu público-alvo (pesquisa de mercado);
  3. Identifique e analise a sua concorrência (avalie quem são e o que fazem);
  4. Estabeleça os seus objetivos e ações;
  5. Defina um cronograma para colocar as medidas em prática.

A partir dessas etapas, você pode qualificar a sua equipe, ajustar a sua organização e trabalhar o posicionamento de marca. A ideia é unir esforços para tornar o seu negócio reconhecido no mercado.

Aproveitando o ano que se inicia

Agora que você já sabe como se organizar, qual seria o momento ideal para colocar isso em prática? Aproveitando o ano que se inicia. Com ele estarão novos objetivos, perspectivas e ações, para moldar o sucesso da sua empresa.

A sazonalidade de início de ano é um período que agrega muito valor para os seus resultados. Aliás, as decisões tomadas neste período coordenam as próximas estratégias ao longo dos 12 meses.

O problema é que geralmente é difícil fazer isso sozinho. Líderes de empresas de médio porte sentem essa dificuldade para começar um planejamento voltado ao posicionamento de marca. Porém, isso pode ser resolvido com…

Uma nova solução para o seu marketing

Empresas bem-sucedidas em sua comunicação contam com serviços especializados para o posicionamento de marca. Os seus resultados são mais rápidos e efetivos por meio dessa iniciativa.

A EV Comunicação é uma agência que sabe muito bem disso. Especializada em branding, a agência entrega uma solução eficaz para o marketing da sua empresa, além de contar com estratégias de marketing no ambiente digital, isto é, onde a grande maioria dos consumidores estão inseridos.

Se você também divulga o seu trabalho na internet, mas não vê os efeitos das suas estratégias fazerem muita diferença, talvez seja um bom momento para verificar o que se pode melhorar para mudar essa realidade.

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EV Comunicação

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