Conheça seu público-alvo

Por muitas vezes você foi questionado sobre a seguinte situação: Quem é o público-alvo da sua empresa? Este questionamento vem à tona quando você contrata consultores, assessores, provavelmente a cada reunião de planejamento, entre outras diversas situações. Toda vez que você e sua equipe sentam para discutir o presente ou o futuro a pergunta vem – Quem é ele? De que forma estarei chegando até ele?

Hoje vamos falar um pouco sobre a importância em identificá-lo, pois o sucesso será ainda mais assertivo se você focar no público que lhe interessa. Não vale a pena atirar para todos os lados, você só desperdiçará tempo e receitas. Seja certeiro e acerte o alvo.

cible

Dicas para definir o seu público

  • O primeiro passo é definir quais informações pretende saber. Faça perguntas, converse com o seu público através de e-mail, telefone, ferramentas online ou pessoalmente.
  • Observe atentamente seus clientes e entenda suas necessidades ou desejos. Saiba o que oferecer e para quem oferecer. Conheça o seu cliente atual.
  • Identifique dados demográficos, desejos, dores, sonhos, medos e dificuldades.
  • Use Facebook e demais mídias sociais, você consegue tirar informações valiosas tendo como base o comportamento do público no mundo digital.

Cruzando as informações obtidas através dos dados coletados, fica mais fácil delimitar um grupo específico para focar os esforços da empresa. Pesquise, organize a oferta, não confunda gostos pessoais com o gosto do cliente, defina uma estratégia de comunicação e observe a aceitação da sua marca no mercado. Falaremos mais sobre identificar o seu público no próximo post de Branding, fique ligado!

static1.squarespace

Pontos positivos em conhecer quem está do outro lado do balcão

Conhecer seu cliente fará com que a venda provavelmente aconteça, uma vez que você conhece os desejos e necessidades da pessoa o RESULTADO conquistado será totalmente possível. Se você faz um bom trabalho e atende as necessidades e desejos do seu cliente, a recompensa é uma consequência natural. Aumenta as chances de engajamento com a sua marca, fortalecendo um trabalho de Branding (Gestão da Marca).

Portanto, um público-alvo bem definido é determinante e servirá como base para a criação das suas estratégias de Branding e Marketing. Não se iluda, se você não conhece o seu público-alvo, gastará mais e venderá menos. Saber para quem a sua empresa irá vender poderá ser determinante para seu sucesso, a curto, médio e longo prazo.

 

Saiba mais:

conteudos-ricos-para-textos-no-blog-3_ev_canaisagro

EV Comunicação

Somos uma agência de marketing especializada no posicionamento de marcas para o mercado e ambiente digital. Aliamos estratégia e planejamento para posicionar marcas, inspirar pessoas e idealizar resultados. Conheça nosso trabalho!

Deixe um comentário