Inovação: você aplica no seu negócio?

Quando questionamos empreendedores sobre quais são seus valores como negócio, a maior parte deles nos retorna afirmando que a inovação é um dos tópicos presentes no seu DNA. Principalmente micro e pequenas empresas trazem a inovação como ponto chave ao apresentar suas propostas de solução para o mercado, e assim tentar garantir um futuro mais sólido.

Em resumo, a inovação é diretamente relacionada ao sucesso de uma ideia! Mas não pode ser qualquer pensamento impossível. Esta ideia precisa ser diferente sim, mas principalmente deve ser aceita por quem vai aplicá-la.

Alguns podem confundir inovação com descoberta ou invenção, mas fazem referência a questões um pouco diferentes. A descoberta diz respeito a algo novo ainda não visto e surge a partir de pesquisas cientificas, como a descoberta de um novo elemento da natureza por exemplo. A invenção se refere a criação de algo novo que ainda não existe, podendo usar como referência a invenção da internet. E por fim, a inovação é diretamente ligada a melhoria de algo que já existe ou também a criação de algo novo – mas que pode ser comercializado – como por exemplo uma instituição financeira ser transformada em 100% digital, como o Nubank.

Hoje a pauta do nosso artigo é justamente sobre isso: inovação. Você sabe o quanto ela traz vantagens para o seu negócio? E a inovação aplicada na comunicação? Vem com a gente entender um pouco mais sobre esse tema tão discutido em 2021!

Vantagens para empresas

Ter uma ideia inovadora não é tão simples como pensamos, mas quando a temos, pode mudar significativamente os objetivos da sua empresa trazendo resultados surpreendentes. Como amantes da inovação, apresentamos as principais vantagens que ela pode trazer ao seu negócio, sendo elas:

Valor agregado: ao mostrar para seus clientes que a empresa está sempre em busca de atualizações e melhorias no seu produto e estrutura, aumentará as chances de se tornar referência na fatia de mercado que está, agregando mais valor à marca.

Reinventar-se: mesmo contra sua vontade, o mercado sempre está se reinventando, as formas de consumo estão em constante mudança e as empresas precisam acompanhar este processo, caso contrário terá prejuízos. Inovar é uma ótima solução, como observamos neste contexto de pandemia, onde presenciamos negócios que faliram, mas também exemplos de criatividade ao inovar nos mais diversos formatos.

Desenvolvimento: para inovar, muitas vezes precisamos ouvir as dores dos nossos clientes para apresentar novas soluções criativas. Mas também o que poucos empreendedores não notam é que seus colaboradores também podem contribuir com visões ainda diferentes do público final da marca. Ao envolver sua equipe nesse processo, não só terá novas ideias como também a valorização do seu time e consequentemente um aumento de produtividade. 

E a inovação na comunicação?

Dentro da nossa carta de valores, um dos pilares é justamente a inovação! A todo momento estamos em busca de entregar ideias inovadoras aos nossos clientes para surpreender seus consumidores. Como comentamos anteriormente, as mudanças acontecem a todo instante e para acompanhar seu ritmo, novas estratégias precisam ser alinhadas.

Na comunicação podemos ver os mais diversos exemplos: algo mais simples como o redesign de uma embalagem, ou algo maior como o reposicionamento de marca. No digital é ainda mais perceptível, pois ainda hoje para muitas empresas, o fato de estar no ambiente digital já é uma inovação! A internet se tornou um local onde a maioria das pessoas estão, e se transformou na maior plataforma de divulgação vista até hoje!

A cada dia observamos mais necessidades simples supridas no meio digital, como: se comunicar, buscar entretenimento, fazer compras, gerenciar a vida financeira, e diversos outros exemplos que já se tornou parte da rotina de muita gente.

E neste meio, as mudanças acontecem de forma ainda mais rápida, acarretando em mais e mais inovações. Como exemplo podemos trazer novos comportamentos que surgiram durante a pandemia. Como estávamos impedidos de circular livremente pelas lojas, os consumidores que preferiam ver pessoalmente o produto estavam descontentes. Então, para que o empreendedor pudesse mostrar seus produtos de forma mais aproximada, mas sem contato físico com o cliente, as lives se tornaram uma alternativa que deu certo! Uma ideia inovadora que juntou o universo digital às necessidades de clientes mais exigentes.

Claro que a compra de produtos dos mais diversos setores já ocorria na internet, isto não foi novidade, mas a forma com que estes mesmos produtos passaram a ser apresentados trouxe inovação para o setor varejista. Assim como este, diversas outras iniciativas inovadoras surgiram, suprindo necessidades reais dos consumidores, basta observar o seu arredor.

E agora nosso time quer saber, sua empresa traz inovação ao seu público? Se você ainda não pensou isso, ainda dá tempo!

Aqui na EV, somos especialistas no posicionamento de marcas para o mercado e ambiente digital. Se precisar de ajuda para pensar e aplicar inovações na sua empresa, saiba que pode contar com a gente!

EV Comunicação

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