Qual é o seu principal objetivo com as mídias sociais? Audiência ou resultado?
Quando você entende o papel de cada um dos seus indicadores, você evita o risco de se deslumbrar com o que chamamos de “métricas de vaidade”.
Com o crescimento acelerado das redes sociais, muitas empresas decidiram investir na gestão e presença nas redes. O que é uma decisão extremamente acertada, mas não adianta simplesmente criar a página da sua empresa ou patrocinar anúncios sem um objetivo claro.
Digamos que você tenha produzido um conteúdo para o perfil da sua empresa e explodiu curtidas nele. Você precisa analisar se isso representou vendas, ou seja, dinheiro no caixa. Se a resposta for não, você perdeu seu tempo e seu investimento porque não obteve resultados reais.
Resumidamente, você precisa definir o que é sucesso para sua empresa nas redes sociais e, a partir disso, escolher os indicadores úteis para avaliar se suas ações geram resultado e atingem seus verdadeiros objetivos. E é claro, desenvolver estratégias para melhorar o seu desempenho e trazer bons resultados para o seu negócio na web.
Quais são as métricas que importam para o meu negócio?
Seguidores, likes e compartilhamentos não são tão importantes quanto você imagina. Mas também não significa que são métricas que você deva ignorar, elas apenas não são as que ditarão a saúde do seu negócio, em uma visão do todo.
Na verdade, as métricas que realmente importam são as chamadas métricas reais ou métricas de conversão, ligadas diretamente ao sucesso do seu negócio em relação aos seus seguidores ou seus consumidores de marca. Elas também estão relacionadas aos seguintes tópicos:
- Número de visitantes que você leva para o seu site
- Número de leads que são convertidos nas suas publicações
Para isso é preciso saber quais ações queremos das pessoas nas redes sociais, caso contrário podemos nos atrapalhar. Entenda a jornada do seu cliente, desde o momento que ele começa a buscar por um produto/serviço seu, até ficar satisfeito com a compra.
Esse é um caminho que eventualmente vai virar receita para transformar em outras vendas e garantir que seu negócio vai começar a rodar. Na maioria dos casos o que importa é quantos negócios foram fechados direta ou indiretamente através daquelas publicações.
Principais métricas de vaidade:
- Número de seguidores: Tem gente que ainda considera o número total de seguidores como um indicador de sucesso. Na verdade, é preciso observar o nível de engajamento que essas pessoas mantêm, de fato, com a empresa. E ir além, não apenas o engajamento na rede social, mas também o que é gerado no próximo nível: o site da empresa, onde os negócios acontecem.
- Curtidas e comentários: São a maneira como os usuários demonstram quais conteúdos estão interessados em ver. O comportamento da audiência nas redes sociais serve de termômetro para avaliar a imagem da marca. Contudo, pode ser insuficiente para direcionar visitantes ao seu site.
- Cliques: São o número de cliques nos links que levam a destinos específicos ou experiências. Sim, a taxa de cliques ajuda a observar quantas pessoas chegaram ao seu blog ou ao seu anúncio. Agora, se não houver um objetivo para ela, será apenas mais uma métrica de vaidade. Os números sem contexto dirão pouca coisa.
- Pageviews: É o número total de páginas visualizadas. Não se deixe enganar por esse número. Essa informação pode estar equivocada e é facilmente manipulável. As 5.047 visualizações de um artigo podem incluir gente que deixou a aba do navegador aberta, mas não deu atenção ao conteúdo, ou mesmo pessoas que acessaram o site mais de uma vez. Em outras palavras, um único usuário rende diversas visualizações.
Solução através das métricas
No geral, as métricas de vaidade podem ser usadas para medir muitas coisas, mas são mais valiosas quando usadas para testar e melhorar como seu público-alvo está reagindo ao seu conteúdo em diferentes canais.
Use métricas de vaidade para avaliar melhor suas metas de marketing, como sentimento ou conhecimento da marca em um canal específico.
Medir resultados é fácil, mas saber o que fazer com eles é algo que até mesmo profissionais da área tem dificuldade de fazer. Nós da EV Comunicação temos um time especializado, processos estruturados e ferramentas úteis para acompanhar as métricas das nossas mídias sociais, bem como, dos nossos clientes. Nos procure, a gente pode te ajudar!
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