Redes sociais: onde seu negócio precisa estar no ambiente digital?

Os facilitadores de conexões sociais entre pessoas no ambiente digital, ou as famosas redes sociais, tem como principal objetivo compartilhar valores e interesses para gerar interações entre pessoas. Cada plataforma possui uma proposta diferente e o usuário escolhe de acordo com seus gostos e comportamentos. As empresas precisam estar presentes no ambiente onde seus públicos e potenciais clientes estão, se posicionando e mostrando seu propósito, então se você é empreendedor e ainda não está no ambiente digital, esse artigo é especialmente para você!

Antes de aprofundar sobre como se comporta cada rede social, precisamos entender que há quatro categorias em que elas se enquadram: relacionamento, entretenimento, network e de nicho.

Relacionamento:

As redes sociais que se encaixam nesta categoria são voltadas a proporcionar espaços para que os usuários se conectem, compartilhando experiências e criando novas redes de amigos. Um exemplo de rede social de relacionamento mundialmente conhecido é o Facebook. 

Entretenimento:

Nesta categoria estão presentes as redes sociais que mais gastamos tempo no dia a dia, pois prendem nossa atenção oferecendo vídeos , fotos, transmissões de streaming e muito mais. As plataformas mais conhecidas por aqui são o YouTube e o TikTok, mas também podemos considerar o Instagram, já que está passando por um novo posicionamento de mercado.

Relacionamento profissional:

Para o ambiente profissional também temos redes sociais específicas, mas a abordagem é um tanto diferente. Apresentações, captação de novos talentos e muito networking se resumem no comportamento deste ambiente. O Linkedin é o principal exemplo de rede social que as empresas devem estar presentes, para criar um posicionamento ou até atrair a visão de investidores.

Nicho:

Claro que também podemos encontrar redes sociais mais segmentadas, que também se enquadram nas categorias já mencionadas, mas que englobam interesses mais específicos. Esse é o caso do Twitch – voltado a streaming de jogos. Outro exemplo é o TripAdvisor, que possibilita aos usuários avaliarem locais turísticos e gastronômicos.

A partir deste panorama geral das categorias de redes sociais, conseguimos entender de forma mais clara quais as melhores plataformas para sua empresa se posicionar e interagir com seu público. Vamos juntos mais a fundo em cada uma delas?

Principais redes sociais

Facebook:

Como comentado anteriormente, o Facebook é o melhor exemplo de rede social de interação e relacionamento entre usuários. Por ser a maior rede social do mundo, por lá é possível divulgar seu negócio, interagir com os consumidores, levar tráfego para seu site, vender através da loja da própria rede, criar ou participar de comunidades, criar eventos e muuuito mais. Claro que dentro de todas as possibilidades que o Facebook proporciona, você precisa saber o que é ideal para o seu negócio.

Instagram:

Uma das primeiras plataformas exclusivas para acessar através do celular, ele foi criado unicamente para compartilhar fotos e vídeos. Após ser comprado pelo Facebook, as estratégias e a forma de consumo dentro da plataforma mudaram, buscando sempre a atenção do usuário. Para as empresas, o Instagram é um aliado para divulgar o dia a dia, bastidores, presença em eventos, novas conquistas, lançamento de produtos, entre muitas possibilidades.

WhatsApp:

Sim, o WhatsApp está presente em mais de 80% dos smartphones dos brasileiros, só perdendo para o próprio Facebook! Super popular por facilitar a comunicação entre usuários, é um excelente canal para fazer atendimento ao consumidor, criar grupos exclusivos, utilizar das listas de transmissão para divulgar informações e ofertas, receber pagamentos, mostrar seu catálogo de produtos, entre outros.

Linkedin:

Conhecido por ser um ambiente empresarial, o Linkedin é ideal para encontrar profissionais, empresas, vagas de emprego e fazer muuuito networking. Na plataforma você encontra usuários conversando sobre seu próprio negócio e sua cultura organizacional, conteúdos educativos para profissionais, conversas com clientes e outras empresas, mas também é possível encontrar novos colaboradores, fechar novas parcerias entre outras ferramentas.

Twitter:

Com mais personalidade e comportamento específico, o Twitter é voltado para um público que busca informações rápidas e precisas. O comportamento do usuário é mais voltado a compartilhar opiniões, sendo uma opção interessante para sua marca estar presente, mostrar o posicionamento da empresa com mais personalidade e interagir de forma mais próxima. Podemos afirmar também que essa plataforma se comporta como uma segunda tela, por gerar debates referentes a reality shows, jogos, entre outros – sendo um reflexo do novo consumo digital.

YouTube:

A principal rede de compartilhamentos de vídeos no mundo é uma excelente opção para as empresas que buscam divulgar entrevistas, aprofundar assuntos que precisam de mais tempo, também para vídeos institucionais, explanar conteúdos educativos, mostrar detalhes de novos produtos, tutoriais, entre outros. Com o potencial de captar ainda mais a atenção do usuário, é uma opção interessante dependendo da área de atuação da sua empresa.

Pinterest:

Imagens, imagens e mais imagens! O Pinterest é uma rede social mais voltada a usuários que buscam referências neste formato. Quando precisar de inspiração para realizar algum plano da sua vida, seja uma festa, decoração, receitas, “faça você mesmo”, novo apartamento, tatuagem, roupas… lá você vai encontrar. Para as empresas, o Pinterest se torna interessante pois pode gerar tráfego para seu site e consequentemente vendas, além de se tornar uma marca referência para quem salvar suas publicações. E o mais interessante, essa é uma plataforma frequentada majoritariamente por elas, o público feminino.

TikTok:

A maior tendência da atualidade, o TikTok teve sua explosão de novos usuários na pandemia, por proporcionar puramente entretenimento de rápido consumo. Para as empresas terem sucesso por lá, o grande segredo é ter criatividade ao criar vídeos educativos, informativos, de entretenimento ou para expressar opiniões autênticas.    

Claro que dentro de cada rede social há diversos formatos de conteúdo e possíveis formas de explorá-los – também linguagens e maneiras de consumi-los – e a escolha de cada um deles é guiada de acordo com as estratégias do seu negócio e quem são seus consumidores.

Se você chegou até aqui, agradecemos sua atenção e esperamos que este conteúdo seja útil para você ter maior clareza de quais as redes sociais mais adequadas para seu negócio.

Nós, da EV Comunicação, temos um time especializado em posicionar marcas tanto no ambiente off-line como no digital, então saiba que pode contar com a gente para ajudar neste caminho.

EV Comunicação

Somos uma agência de marketing especializada no posicionamento de marcas para o mercado e ambiente digital. Aliamos estratégia e planejamento para posicionar marcas, inspirar pessoas e idealizar resultados. Conheça nosso trabalho!

Deixe uma resposta