Se você navega no Facebook ou até mesmo usa um smartphone, provavelmente, já deve ter visto que ultimamente os logotipos de muitas empresas vem mudando de cara. Pois bem, isso é o que chamamos de Redesign.
O que é redesign? Por que é preciso investir nisso? Por que uma empresa, com décadas de mercado na mesma logomarca – como a Oi, por exemplo – precisa criar uma nova marca? Bem, é justamente sobre isso que iremos falar ao longo deste artigo. Confira!
Por que o Redesign?
Vamos continuar com o exemplo da Oi, uma empresa que está há muito tempo no mercado utilizando a mesma logomarca. Segundo a própria empresa, ela sentiu a necessidade de mudar a sua marca, pois a logo antiga não refletia o tamanho e os objetivos da marca atualmente. Justo.
Diante disso, a pergunta que fica é: A sua logo, de 5 ou 10 anos atrás reflete o tamanho e a importância do seu negócio hoje? Sua empresa continua a mesma de 10 anos atrás? Se a sua resposta é não, certamente já entendeu que precisa atualizar a sua marca e fazer com que ela reflita o que seu negócio representa hoje.
Mas, como o Redesign vai turbinar as vendas?
A questão é bem simples: Há alguns anos atrás as técnicas de design eram bem menos desenvolvidas que hoje em dia. Os recursos eram escassos e o número de profissionais criativos no mercado era bem menor.
Logo, o que se podia conseguir era uma marca boa para os anos 2000. Todavia, mais de uma década se passou, as técnicas mudaram e o design também. Atualmente, empresas com logos em cores opacas, com baixa resolução e sem vivacidade não transmitem mais a imponência necessária para se criar autoridade.
Automaticamente, estas marcas passam a ser vistas como “fundo de quintal”. Parece aquela empresa que está começando ou que já está no fim da vida. Uma empresa ultrapassada, sem tecnologia e não sabe como funciona o mundo hoje em dia.
Em poucas palavras: Uma empresa velha. Mas não se engane, não falamos do “velho experiente”, falamos do “velho decadente”. E, hoje em dia, ninguém quer nada velho decadente. O que se quer é o novo, moderno, sofisticado. Essas marcas atendem a necessidade do mundo moderno.
Então, como uma empresa que parece ser decadente ou pouco-profissional vai atender a sua necessidade de consumo, hoje? Pode parecer bobagem dizer que uma simples foto/logo pode fazer o cliente perder a credibilidade, mas de acordo com este estudo feito pela Universidade de Northumbria (Reino Unido) cerca de 94% das pessoas julgam uma empresa pelo design empregado em suas mídias.
Trazendo isto para o nosso dia-dia, basta observar no mercado como a embalagem mais bonita, da logo mais moderna vende mais do que aquela que parecem de 20 anos atrás. Trata-se de um instinto humano. Quando não temos informações concretas sobre algo, nosso cérebro leva em conta a estética para decidir o que é melhor.
Não é por maldade que as pessoas julgam o livro pela capa.
Entretanto, por maldade ou não, esse julgamento estético existe e você pode tentar desconstruir isso na sociedade com a sua logo antiga ou, clicar aqui e solicitar um orçamento para adaptar sua marca às novas necessidades do consumidor e, com isso, ganhar destaque e – claro – turbinar suas vendas!