Case: Campanha Motivacional Associação Empresarial de Maravilha

Se ter uma boa imagem digital é fundamental para manter sua empresa atraente no ambiente virtual, utilizar-se do design emocional em campanhas publicitárias pode tornar esta estratégia um fator decisivo em termos de abrangência e envolvimento do público-alvo.

Vimos que o design emocional aplicado à web tem o poder de ir além da usabilidade e tende a criar vínculos com o usuário, quase como um processo de fidelização. Nas mídias sociais o processo é muito semelhante. Uma boa ação veiculada neste meio costuma ser replicada entre quem recebe e se identifica emocionalmente com a mensagem de modo que, mesmo que o conteúdo tenha iniciado sua veiculação através de um anúncio pago, sua disseminação se torna orgânica, contanto que ele seja empático o suficiente para fazer parte do universo de quem o está visualizando.

Atualmente o Facebook possibilita a reprodução em uma escala nunca vista antes, tornando possível que, não só os amigos próximos possam ser alcançados, mas também amigos de amigos, uma vez que praticamente todos são capazes de interagir com ações feitas nesta mídia social.

Neste post você irá conhecer o case da campanha “Maravilha é ter você aqui”, que se utilizou do poder das mídias sociais para angariar visibilidade e envolvimento popular, com o objetivo de criar vínculos de cidadania no município de Maravilha – Santa Catarina. A promotora desta campanha foi a CDL/Associação Empresarial de Maravilha, formada por cerca de 500 empresas associadas e que tem como objetivo de defender, orientar e coligar a classe empresarial, oferecendo serviços para promover o crescimento e o fortalecimento dos seus associados. Além disso, envolve-se em causas comunitárias, visando o desenvolvimento socioeconômico regional.

Preocupada com o desenvolvimento do município, a Associação tinha em mente lançar uma iniciativa com o objetivo de evidenciar o potencial do município perante os próprios munícipes, uma campanha que teria como foco trabalhar a motivação dos maravilhenses enquanto propulsores do desenvolvimento, buscando despertar não apenas o sentimento de perseverança, mas principalmente orgulho pela cidade.

A estratégia selecionada foi apresentada em duas versões com abrangência de público diferentes. Em uma das vertentes a proposta foi desenvolvida com base racional, demonstrando números e estatísticas relacionadas à economia do município e tendo como público-alvo o setor industrial. A segunda vertente tem uma abordagem mais emocional, sem apresentar dados numéricos, mas ressaltando aspectos subjetivos que têm como propósito despertar a satisfação em ser maravilhense.

2C_EmailMKT Motivacional AEMH 1

2C_EmailMKT Motivacional AEMH 2

Diante disso, a campanha “Maravilha é ter você aqui” foi concebida com foco nas pessoas e o sentimento de orgulho de quem vive em Maravilha. Na linha de comércio e serviços buscou-se despertar esse sentimento através da imagem de crianças, as quais simbolizam a cidade. Neste caso, imagem e texto de apoio têm apelo emocional de valorização. Na linha industrial, a imagem apresenta uma estrutura fabril e um trabalhador em primeiro plano. O texto, neste caso, demonstra o resultado dos avanços da indústria nos últimos anos.

Toda a campanha de marketing buscou integrar as mídias tradicionais e online, em que uma dá suporte à outra e ambas proporcionam ampla exposição e interação com quem recebe a mensagem. Veja mais em como implantar uma boa estratégia de marketing digital. Os resultados atingidos você confere a seguir:

2C_Análise 1

2C_Análise 2

2C_Análise 3

Assim, constatou-se um aumento de 484 curtidas na página da Associação Empresarial de Maravilha no período de veiculação dos anúncios. A compra de mídia no Facebook, aliada às estratégias de conexão emocional estabelecidas no planejamento da campanha, contribuiu para este crescimento, uma vez que houve aumento da abrangência em função do investimento e os anúncios puderam alcançar boa parcela da população, envolvendo mais de 19 mil pessoas.

Além de perfis pessoais, a indústria, comércio, entidades, instituições e órgãos públicos da cidade de Maravilha também aderiram à campanha. A utilização da hashtag #maravilhaétervocêaqui também contribuiu para a disseminação da campanha e incentivou outras pessoas a fazerem uso da mesma. Em suma, através desta campanha a página adquiriu novos fãs, aumentou o alcance orgânico e o engajamento nas publicações.

Seja para páginas institucionais ou campanhas promocionais, traçar estratégias e contar com um bom apelo emocional são aspectos que devem ser considerados com afinco e de modo bastante profissional. Se você ainda tem dúvidas de como esse processo funciona na prática, procurar uma agência especializada é o primeiro passo rumo ao resultado almejado. Venha tomar um cafezinho conosco e aproveite para conhecer um pouco mais sobre nossos serviços de Mídia Digital.

Saiba mais:Conteúdos Ricos para Textos no Blog_EV_relatorioface

EV Comunicação

A EV é uma agência de publicidade e propaganda especializada na comunicação que gera resultado com mais de 10 anos de trajetória. Aliando estratégias e planejamento, desenvolvemos trabalhos voltados às reais necessidades de cada cliente, conectando pessoas às marcas com soluções ousadas e criativas.

Deixe uma resposta