Como identificar meu público-alvo?

Todos os canais de comunicação são poderosas ferramentas na construção de uma marca. Antes mesmo de escolher quais os melhores meios para utilizar em sua estratégia de comunicação, é preciso ter em mente que não apenas os canais externos são responsáveis por este trabalho, mas também o público interno que, pode ou não ter contato direto com o seu cliente. Afinal, colaboradores que vestem a camisa espalham uma imagem positiva da marca.

 

Conhecendo o potencial cliente

No post Conheça Seu Público-Alvo, apresentamos algumas dicas de como você pode definir o seu público. Neste post vamos detalhar quais os principais quesitos para se conhecer o público-alvo, vamos a eles:

  • Qual a faixa etária;
  • São mais homens ou mais mulheres;
  • Nível educacional;
  • Número de membros da família;
  • Nível de renda;
  • Localização geográfica;
  • Frequência de consumo;
  • Razões da compra.

Se o público for outras empresas, então é necessário detalhar:

  • Negócio da empresa;
  • Infraestrutura;
  • Cargos e funções que pretende atingir;
  • Áreas de atuação;
  • Estatísticas;
  • Concorrência;
  • Diferenciais competitivos;
  • Preço de mercado;
  • E atuais canais de venda.

 

Aplicando estratégias assertivas

estrategia

A coerência da informação não está em repetir a mesma mensagem da mesma forma, mas sim, adequar o discurso para cada canal que irá ser trabalhado na estratégia. Afinal, cada canal tem propostas e objetivos diferentes, mesmo que seus públicos tenham perfis semelhantes. A repetição, no entanto, quando empregada de forma correta, é uma poderosa ferramenta para agregar valor às marcas. A partir do momento que tiver o seu público definido será mais fácil escolher os meios e veículos de comunicação mais adequados para transmitir a mensagem da sua empresa.

Quando empresários insistem em escolher os meios e formatos para veicular seus comerciais baseados em seu gosto pessoal, na opinião de sua família ou de amigos, o resultado dificilmente é positivo. Quem deve gostar do programa são os clientes, seus potenciais consumidores – seu público-alvo. Para otimizar o resultado de comunicação, a empresa precisa alcançar o maior número possível de clientes em potencial.

 

Saiba mais:

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EV Comunicação

A EV é uma agência de publicidade e propaganda especializada na comunicação que gera resultado com mais de 10 anos de trajetória. Aliando estratégias e planejamento, desenvolvemos trabalhos voltados às reais necessidades de cada cliente, conectando pessoas às marcas com soluções ousadas e criativas.

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