A importância de um bom planejamento em marketing focado no Agronegócio

O setor de agronegócio se adequa e se aperfeiçoa cada vez mais às necessidades do mercado. E, conquanto a era de marketing neste setor ainda esteja no começo, já existem empresas se antecipando e tendo vantagem sobre a concorrência. Mas para não perderem espaço na indústria, essas empresas precisam mudar suas estratégias.

Alguns produtos de agronegócio, por exemplo, não são mais vistos como “commodity”, pois começam a se diferenciar pela marca. Outro ponto relevante é o avanço tecnológico. Os processos comerciais se tornam digitais e qualquer empresa que queria sobreviver no mercado hoje, precisa considerar e investir nisso.

Num geral, para encarar bem toda essa mudança, é preciso investir num bom planejamento de marketing. E este é justamente o nosso assunto aqui hoje. Nas próximas linhas você vai descobrir porque traçar uma estratégia de marketing focada em agronegócio é fundamental para o sucesso de sua empresa. Acompanhe!

Plano de marketing para empresas de agronegócio

Plano de Marketing é uma ferramenta estratégica gerencial usada para identificar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades relacionadas à empresa. Com ele fica mais fácil traçar metas, objetivos e compreender as necessidades e desejos dos clientes/consumidores. Isso consequentemente conduz a organização ao progresso.

Falando de forma mais simples, ao planejar o seu marketing, você terá uma visão mais clara sobre onde os seus esforços devem estar concentrados. Assim, você poderá tirar melhor proveito das oportunidades encontradas e potencializar os pontos fortes da sua empresa.

Philip Kotler, considerado o papa do Marketing, diz que o plano de marketing torna a empresa menos vulnerável às crises, já que uma estratégia documentada permite fazer previsões. Ele ainda completa: “O planejamento conduz, informa e determina o rumo a seguir. Soluções para problemas como falta de capital, falta de clientes e poucas vendas também podem surgir de um planejamento coerente e consistente”

Este processo te ajuda a transformar seu sonho e visão em ações estruturadas, a estabelecer prioridades sobre como investir os seus recursos. Enfim, o planejamento de marketing pode ser utilizado para comunicar todos os envolvidos o rumo que a empresa quer tomar.

Não existe uma regra quanto ao que se deve ou não determinar num planejamento de marketing, mas basicamente é preciso documentar: objetivos, missão, visão, pesquisa de público-alvo, pontos fortes e fracos da empresa, análise da concorrência e estratégias de comunicação (plataformas, canais, conteúdo, ferramentas).

A hora é agora

Imagine se você pudesse otimizar todo o seu processo comercial, desde a etapa de insumos, passando pela produção até a distribuição. Seria ótimo, não é? Pois bem, fique sabendo que isso é possível com o que acabamos de tratar.

As ferramentas digitais chegam para agregar valor. Muitas empresas conscientes já estão migrando ou estendendo seus processos de marketing para a internet. Outras já estão reformulando seus sites e acompanhado a revolução no setor. Para que você também desfrute das vantagens de toda essa inovação, é essencial que se faça um bom planejamento de marketing.

Tem alguma dúvida em relação ao assunto? Precisa de ajuda para planejar o seu marketing para o agronegócio? Interaja com um comentário abaixo. Teremos o prazer de respondê-lo.

 

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