Planejamento estratégico para comunicação de feiras e eventos

Com o advento da internet e atualmente das mídias sociais, muitas empresas estão entrando de cabeça na comunicação, se valendo de recursos de imagem e texto para atrair mais adeptos às suas marcas, serviços e produtos.

O mesmo é feito com feiras e eventos. Empresas que organizam eventos desse tipo estão compreendendo que sem um planejamento estratégico de comunicação, dificilmente se chegará ao objetivo esperado.1313

Se você organiza ou participa de eventos, nas próximas você irá saber o que deve ser feito para que o sucesso seja alcançado. Acompanhe!

O que é preciso ser feito na comunicação de uma feira ou evento

Ao contrário do que se costuma pensar, a comunicação de uma empresa não pode estar baseada apenas em compartilhamento de imagens e mini promoções on-line ou off-line, mas sim, em um plano de comunicação completo que foque em resultados.

É nesse contexto que entram as agências especializadas e os profissionais de comunicação. Quanto a isso, existem diversos caminhos a serem tomados, como anúncios, redação publicitária, assessoria de imprensa, relacionamento com clientes, divulgação de conteúdo da empresa, matérias e notas jornalísticas, etc.

Um planejamento estratégico de comunicação é indispensável, pois é nele que geralmente as metas almejadas são levantadas. E hoje, não se pode fazer isso sem considerar a tecnologia. O cenário é muito mais abrangente e poderoso, o que pode ser entendido como uma vantagem nunca antes experimentada pelas empresas.

Então, para que seu evento ou feira aconteça, ou para que sua participação neles seja satisfatória, você necessita contar com um profissional qualificado para planejar, executar e para trazer bons resultados no que diz respeito à comunicação como estratégia de marketing.

Como fazer de sua feira ou evento um sucesso

Entendida a importância do planejamento estratégico e da comunicação em marketing para seu evento, vamos listar algumas dicas que podem te ajudar muito em sua próxima organização.

Faça tudo pensando no público

Primeiro, para que o evento seja um sucesso e obtenha os resultados esperados, é essencial conhecer a fundo e satisfazer as necessidades e desejos do mercado-alvo. E, detalhe, isso deve ser feito de forma mais eficiente que a concorrência.

Por isso que estudar bem o que espera o público que irá comparecer é fundamental, pois a partir das informações obtidas é que se poderá criar estratégias certeiras para deixar os participantes satisfeitos.

Foque em qualidade

O universo das feiras e eventos é muito competitivo, isso fica claro no setor de agronegócio. Ao iniciar seu planejamento estratégico para comunicação e marketing, foque sempre na qualidade.

Esta atitude vai ser determinante para a satisfação do cliente e o posicionamento diante da concorrência no mercado. Lembre-se que um evento é uma fonte de rendimentos tanto a nível econômico, como a nível de imagem e notoriedade, e nesse sentido, qualidade é imprescindível.

Planejamento e planejamento

Para fechar, destacamos que é necessário ser feito uma análise criteriosa antes, durante e após os eventos, e que a equipe de organização e comunicação pense em todos os fatores que possam influenciar o sucesso do evento.

Além de evitar possíveis erros, ter uma boa estratégia vai te ajudar a ser criativo, disruptivo e pensar naquilo que a concorrência não pensa. Essa é uma grande chave para você fazer bonito no setor e transformar suas metas em resultados reais.

Qual seu próximo passo?

Considere as informações que tratamos aqui e coloque as dicas em prática em seu próximo evento ou feira. Se você tem uma equipe de comunicação interna para fazer isso, basta delegar as funções corretamente e trabalhar em conjunto para o êxito da empresa.

Caso não tenha, o ideal é contar com uma agência especializada para dar conta do sucesso do seu evento. Aliás, a terceirização é o melhor caminho para você pensar somente nos negócios do evento e deixar o restante fluir com as pessoas certas.

Caso queira saber mais sobre como você pode tornar seu evento ou feira inesquecível, entre em contato com a gente. Vamos te indicar os melhores caminhos!

 

layout-lp_case-irs_ev_cta_conteudoblog

EV Comunicação

A EV é uma agência de publicidade e propaganda especializada na comunicação que gera resultado com mais de 10 anos de trajetória. Aliando estratégias e planejamento, desenvolvemos trabalhos voltados às reais necessidades de cada cliente, conectando pessoas às marcas com soluções ousadas e criativas.

Deixe uma resposta