Facebook para negócios: Perfil pessoal ou Fan Page?

Em resumo, Fan page ou Página de fãs é uma página específica dentro do Facebook direcionada para organizações com ou sem fim lucrativos que desejam interagir com os seus consumidores através do meio digital. Apresentamos esta plataforma detalhadamente no post anterior, para saber mais clique aqui.

Como é uma ferramenta pensada exclusivamente para negócios, ela oferece diversas vantagens, diferente do perfil pessoal, quando se trata de divulgar a sua marca.

Percebemos que muitos empresários ficam com o pé atrás quando mencionamos em criar uma fan page para o negócio deles, ao invés de um perfil pessoal, ou converter o perfil pessoal que já possuem em fan page. Por isso, a seguir analisaremos as vantagens e desvantagens do perfil pessoal e da fan page quando o assunto é a presença da sua empresa no meio digital.

Perfil pessoal para negócios:

Icone erradoLinha do tempo individual e para uso não comercial: O mural é direcionado para pessoas físicas, com ferramentas específicas para este uso.

Icone erradoDirecionado para pessoas físicas: Como é um perfil pessoal precisa de um nome de pessoa verídico, se o Facebook identificar que é nome de uma empresa, ele não permite criar o mesmo.

Icone erradoPermite acompanhar as atualizações dos amigos: Este acaba sendo um ponto negativo, pois quem administra a mídia social do seu negócio pode acabar perdendo uma parte do seu tempo precioso visualizando publicações que provavelmente não trarão retorno para a sua empresa.

Icone erradoFere os termos de serviço e pode ser removido a qualquer momento: Desde a criação da fan page, criar um perfil pessoal para o seu negócio fere os termos de serviço do Facebook, logo ele não permite criar o mesmo e os já existentes podem ser removidos a qualquer momento.

Icone erradoNúmero limitado de amigos: O perfil pessoal possui um limite de amigos, igual a 5.000, e, como se trata de uma marca, este precisa expandir cada vez mais, possuir um número limitado de seguidores limita também a abrangência da sua marca no mercado.

Icone erradoPágina padrão: O perfil pessoal não permite personalização da página, como é direcionado para pessoas físicas, possui só as funções necessárias para este tipo de usuário.

Icone erradoNão possui ferramenta de análise de dados: Este é um dos itens mais importantes, medir o desempenho da sua marca nas mídias sociais é fundamental, o perfil pessoal não fornece esta possibilidade.

Icone erradoNão permite promover e divulgar a sua marca, produto ou serviço: O seu negócio precisa ser divulgado e o perfil pessoal não fornece uma ferramenta direcionada para isso, neste caso, a construção da sua presença digital é feita manualmente.

Icone certoEnvio de mensagens diretas: Este é um dos fatores que os clientes mais sentem falta quando se trata de fan page, o perfil pessoal permite iniciar uma conversa com os seus seguidores. É uma vantagem para a marca até certo ponto, tem que haver muito cuidado para não invadir a privacidade do seu cliente.

Icone certoPossibilita solicitar amizade: Este é outro fator, o perfil pessoal permite adquirir seguidores de uma maneira mais fácil através da solicitação de amizade, mas que também é uma vantagem para o seu negócio até certo ponto.

Fan page para negócios:

Icone certoPlataforma pensada para marcas: Como já mencionamos, é uma plataforma exclusiva para negócios, com ferramentas para ajudar na divulgação da sua marca e melhorar o relacionamento com o seu cliente.

Icone certoNão há restrição no número de fãs: Ao contrário do perfil pessoal, a fan page não possui limite de fãs, você pode ter de centenas a bilhões de seguidores.

Icone certoPermite customizar a página: A fan page permite criar abas, como se fossem menus de um site, personalizando assim conforme a necessidade da sua empresa.

Icone certoOferece um relatório com dados demográficos e repercussão da página: O Facebook possui um painel de análise, onde você consegue analisar o desempenho da sua marca nesta mídia social, como alcance das postagens, público que curte a sua página, aumento ou diminuição de curtidas, horários de maior audiência, etc.

Icone certoPermite um maior conhecimento sobre o perfil do seu público: Através dessa ferramenta de análise é possível conhecer quem consome a sua marca, qual o gênero, idade, localização, etc., aumentando assim a chance de fidelizar clientes.

Icone certoPossibilita um maior foco e direcionamento na comunicação da sua marca: Conhecendo o seu público-alvo, as chances de acertar na divulgação do seu negócio e obter um bom resultado é bem maior.

Icone certoEstratégia de marketing eficiente e de baixo custo: Além aumentar a possibilidade de acertar na divulgação do seu negócio, a fan page dá a liberdade de escolher entre investir nesta ferramenta ou construir a audiência da sua marca manualmente.

Icone certoPermite criar anúncios: Esta plataforma permite comprar anúncios direcionados para o seu público-alvo – você define qual o local e o público quer atingir com o seu anúncio e qual o valor quer gastar – com diversos objetivos, como promover a página para adquirir mais curtidas, impulsionar determinada publicação para gerar mais envolvimento, promover o seu site e adquirir mais cliques para o mesmo, entre outros.

Icone certoOferece ferramentas específicas para se conectar com pessoas e tópicos importantes para a sua marca: A página do Facebook visa a divulgação da sua marca, o retorno sobre o seu investimento e principalmente a venda, então ela oferece ferramentas para facilitar essa interação com pessoas e páginas que interessam ao seu negócio.

Icone certoMaior possibilidade de interação com os consumidores: Como a abrangência de uma página é maior, logo a possibilidade de interagir com os consumidores, construir uma boa relação e obter um resultado e retorno sobre o investimento – não só de dinheiro, mas também de tempo – é bem mais certeiro.

Icone certoUtiliza perfis pessoais para gerenciar: A página pode ser administrada por várias pessoas e só quem possui acesso ao gerenciador pode atualizar a página, facilitando quando ocorrer algum imprevisto, podendo adicionar ou remover pessoas facilmente.

Icone certoPermite agendar postagens: Definir um dia e horário para as publicações da sua página é fundamental, mas nem sempre a pessoa responsável consegue seguir o cronograma definido, agendar as postagens facilita um monte essa função, assim você pode agendar posts para a semana, para o mês, enfim, para quando quiser.

Icone certoGera aumento do tráfego social: Quando alguém curte a sua página, esta ação aparece na linha do tempo do usuário para os amigos do mesmo, aumentando a visualização da sua página e possibilitando que mais pessoas conheçam e sigam a sua marca.

Icone erradoNão permite a interação direta através de mensagens e publicações em um perfil pessoal: Como já mencionamos, estas funções são exclusivas do perfil pessoal e não são fornecidas para as fan pages, é uma desvantagem para a página até certo ponto, pois a interação com o público tem que ser cuidadosa e não invasiva, para que a marca não se torne mal vista. A interação com os fãs ocorre somente por resposta, tanto em comentários como por mensagens privadas.

Icone erradoSó é possível convidar amigos para curtirem: A fan page só permite convidar as pessoas para curtir – tanto seus amigos do seu perfil pessoal quanto os seus contatos de e-mail – e a taxa de que seus amigos tornem-se fãs da sua marca é menor do que quando solicitamos uma amizade, esta acaba sendo uma desvantagem até certo ponto também, pois uma marca deve ser cuidadosa ao se tratar de interagir com a sua audiência.

Agora que analisamos as vantagens e desvantagens, ficou claro por que uma página é melhor para o seu negócio? Ainda não possui uma página para a sua marca? Não sabe como criar? Calma, a gente te ajuda! Neste post ensinamos de uma forma fácil e prática como criar uma fan page.

 

Saiba mais:

conteudos-ricos-para-textos-no-blog-3_ev_manualfanpage

EV Comunicação

Somos uma agência de marketing especializada no posicionamento de marcas para o mercado e ambiente digital. Aliamos estratégia e planejamento para posicionar marcas, inspirar pessoas e idealizar resultados. Conheça nosso trabalho!

Deixe um comentário