Gerenciamento de fan page na prática: Aquarela Móveis

As mídias sociais oferecem diversas ferramentas para negócios. Utilizar-se delas é uma ótima alternativa para fidelizar seus clientes e conquistar novos, além de aumentar as vendas e a popularização da sua marca. A fan page do Facebook é uma delas, com vantagens exclusivas para promover a sua empresa no meio digital.

Depois de criar a fan page para o seu negócio e conhecer as vantagens e desvantagens desta plataforma está na hora de pensar em conteúdos de qualidade e estratégias de divulgação da sua marca. Para inspirar, apresentamos um case de gerenciamento de fan page de um cliente da EV Comunicação, a Aquarela Móveis.

A Aquarela é uma empresa localizada na cidade de Pinhalzinho/SC. Atua há mais de 20 anos no mercado regional com a fabricação própria de móveis de alto padrão sob medida. Projeta ambientes completos, pensando na singularidade do estilo do cliente e refletindo sua personalidade, com qualidade, design arrojado, móveis modernos, acabamento impecável e detalhes que tornam o ambiente exclusivo.

A presença digital da Aquarela Móveis se dava apenas através do site. Com o rápido crescimento das mídias sociais, tanto dos usuários quanto a sua importância para os negócios, a empresa sentiu a necessidade de estar presente também neste meio. Porém, precisava identificar quem iria consumir a marca, qual seria a melhor mídia para atingir o público-alvo, quais conteúdos iria veicular e quem iria gerenciar o perfil.

Dada a situação, primeiramente analisamos quem são as pessoas que consomem os móveis da marca. Identificamos que o público-alvo é formado por arquitetos e casais, maior parte do gênero feminino, com faixa etária entre 25-60 anos, de classe A e B e com nível superior completo.

Definida a persona da marca, analisamos a melhor mídia social para iniciar o trabalho com a Aquarela Móveis. Levando em consideração que o Facebook é a maior e mais abrangente mídia da atualidade, com o maior número de usuários, dentre eles jovens e adultos, decidimos optar pela utilização da fan page oferecida por este meio.

Com a mídia social definida, pesquisamos quais são os conteúdos que os clientes e potenciais interessados consomem na internet. Feito isso, traçamos as estratégias da empresa e criamos um calendário de veiculação. Definimos que as postagens abordariam projetos criados e executados pela própria, através de fotografias dos ambientes e conceituação do mesmo, com uma linguagem mais séria, a fim de se comunicar efetivamente com o público-alvo; também seriam divulgadas as empresas de acessórios e ferragens parceiras, com o objetivo de auxiliar os arquitetos nos seus projetos e facilitar na escolha dos clientes; a frequência de postagem ficou estabelecida para todas as terças-feiras às 11h, pois o fluxo do nosso público online no Facebook é maior e abrange também o horário de almoço, possibilitando uma maior visualização das publicações e da página.

Inicialmente padronizamos a foto do perfil e capa da página, inserimos todas as informações de contato necessárias e depois iniciamos a produção dos conteúdos. Com o auxílio da equipe da empresa, produzimos as fotografias dos ambientes e conteúdos relacionados para iniciar a veiculação conforme o calendário definido.

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Com os conteúdos criados, iniciamos a veiculação. Como a empresa não possuía um responsável para exercer tal tarefa, dispomos da nossa equipe para estar gerenciando a página, postando os conteúdos e respondendo os fãs.

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Como resultado, a página da Aquarela Móveis tornou-se uma ferramenta de suporte de venda para a empresa. Adquirimos em 2 anos mais de 1.600 fãs, sendo que 800 curtidas conquistamos organicamente – sem investimento –  e 800 curtidas adquirimos através de anúncio pago. O maior alcance e envolvimento orgânico das publicações acontecem quando é um produto/ambiente da empresa. O maior público que curte a página são mulheres de 25 a 44 anos de Pinhalzinho e cidades próximas.

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Curtidas na página

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Alcance e envolvimento das publicações

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Fãs da Página

Para o Diretor Executivo da Aquarela Móveis, Vanderlei Staatzmann, “ter presença no meio digital é importante, mas ter estratégias focadas para cada mídia social é fundamental para trabalhar comercialmente o seu negócio. Estamos satisfeitos com o trabalho de interação com o público e, principalmente, por ter uma equipe experiente que gerencia tudo isso para a nossa empresa.”

Gerenciar os perfis do seu negócio nas mídias sociais não é tarefa fácil, demanda prática, conhecimento técnico e tempo, por isso recomendamos que este trabalho seja feito por profissionais capacitados. A página representa o seu negócio e, portanto, exige um cuidado maior. Independente se é pequena, média ou grande empresa, ela precisa estar sempre bem posicionada no mercado. A EV Comunicação dispõe de uma estrutura completa e uma equipe técnica especializada para auxiliar a sua empresa no meio digital, saiba mais.

 

Saiba mais:

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EV Comunicação

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