Minha empresa tem investido o suficiente em Marketing?

É muito comum as empresas se perguntarem se o percentual de investimento em marketing é suficiente para ter retorno sobre suas ações e campanhas. Qual o percentual mais adequado de investimento em marketing? Que base teria para nos compararmos? A grande resposta é que os investimentos variam de empresa para empresa dependendo dos objetivos e ações que se pretende gerar. Por exemplo, ações de vendas tendem a terem investimento maior no percentual, pois geram rapidamente maior retorno.

É importante que saibamos dividir os investimentos de marketing em dois grandes grupos: os que geram valor à marca, chamado marketing institucional e o marketing comercial com foco nas vendas através de ações, campanhas e promoções.

 

Entenda a diferença entre o Marketing Institucional e o Comercial

O marketing institucional é aquele com ações para que os clientes conheçam a empresa e seus produtos e serviços. Refere-se, por exemplo, ao desenvolvimento da marca, do website, das mídias sociais, dos materiais gráficos (cartões de visita, folders, catálogos) e de propagandas em revistas. Neste caso, recomenda-se investimento constante. Assim, em vez de um percentual do faturamento, melhor seria estabelecer um valor fixo mensal que cubra o planejamento de marketing da empresa.

Já o marketing comercial é feito com ações para gerar aumento de vendas, como campanhas para datas especiais e promoções. É listar possíveis ações, fazer orçamentos para saber os custos, buscar por fornecedores que possam executá-las, criar um cronograma para adequar as ações à sazonalidade de seu negócio e, principalmente, determinar objetivos para estas ações.

Fonte: Revista Exame

 

Como planejar um bom Orçamento para o ano

Investir em marketing é vital para empresas, sejam elas pequenas médias ou grandes.  Também é uma alavanca para continuarem a crescer no mercado, visando resultados com os clientes atuais ou atração de novos clientes. O percentual do investimento vai variar dependendo do momento em que sua empresa estiver vivendo, se está em crescimento ou retração, se tem forte concorrência ou mesmo se o público tem conhecimento e percepção da marca. Para planejar um bom orçamento é necessário ter um plano com objetivos claros do que se pretende atingir com o marketing. Após reservar um percentual baseado no faturamento é indicado que se pense antes no planejamento e depois se projete o orçamento.

Uma base projetada por estudos em administração aponta algo entre 3 a 10% do faturamento bruto previsto de seu negócio.  Se o seu negócio prevê faturar R$ 10.000,00 no próximo mês, por exemplo, deveria estar investindo algo entre R$ 300,00 à R$ 1.000,00 no mês anterior, diretamente em marketing.

Em um exemplo citado pelo site Plubliminas, as Casas Bahia faturaram em 2012 algo próximo a R$ 12 bilhões e investiu só em publicidade na TV em torno de R$ 3,5 bilhões. Ou seja, aproximadamente 29% do faturamento da empresa foi destinado unicamente para propagandas na TV, ou seja, uma estratégia de mídia de massa focada em marketing para a área comercial da empresa. Portanto, investir em marketing faz parte do negócio, não tem como uma empresa “fugir” desse investimento.

 

Veja que pontos são importantes prever investimentos ao montar seu planejamento

Marketing institucional – Para o marketing institucional você pode destinar uma verba pré-fixada mensalmente que cumpra com os objetivos da empresa, porém eventualmente você pode precisar fazer um investimento maior em caso de um reposicionamento da marca, renovação de site e materiais, dentre outros.

Marketing comercial – Visa aumentar as vendas e você pode fazer como dito anteriormente, alocando um percentual do faturamento previsto, alinhado com objetivos claros e concretos e compreensão de que os resultados podem ser abaixo do estimado, mas ainda satisfatório e com impactos positivos a médio e longo prazos.

 

É importante que as empresas que desejam ter crescimento e sucesso pratiquem a cultura de investir em marketing de forma planejada e baseada em orçamentos, bem como avaliem e aprendam a medir os resultados das ações planejadas e executadas. Seu investimento em percentual pode variar mensalmente, mas é importante que tenham consciência de que o sucesso das ações precisa de investimentos e o retorno não acontece da noite para o dia. Desejo um bom investimento em marketing e sucesso para sua empresa!

 

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