4 dicas práticas de como aplicar Inbound Marketing

Independentemente do tamanho da sua empresa – pequena, média ou grande – a estratégia de Inbound Marketing pode ser iniciada hoje mesmo. Com um baixo valor de investimento já se pode trabalhar ações efetivas para atrair mais visitantes para o seu site. Apresentaremos a seguir algumas dicas que poderão ajudar a sua marca no ambiente online:

1 – Atração

É importante que você atraia para o seu site visitantes qualificados – pessoas que realmente estão interessadas no que a sua marca tem a oferecer.

A atração inicia com a produção de bons conteúdos ajudando o visitante a entender o problema dele. Estes materiais podem ser produzidos pela própria empresa, como artigos e vídeos. Oferecendo um material de qualidade, as chances de atrair um tráfego qualificado são muito maiores.

É importante focar sempre na solução do problema do seu visitante, não fale somente sobre os produtos que a sua empresa oferece. Entenda quais são as dúvidas do seu cliente relacionada a sua empresa e os seus produtos, então ajude-o a entender as possíveis soluções.

Como fazer:

Uma ótima ferramenta de atração é o blog, confira na prática o blog e os conteúdos que a Cellus Espaços Corporativos oferece para os seus visitantes e clientes, acesse aqui.

Lembre-se: o conteúdo é rei! Ao iniciar uma estratégia de marketing digital, o conteúdo é o principal para atrair visitantes e converter eles em clientes.

Etapas:

  • Produzir conteúdo;
  • Otimizar conteúdo;
  • Comprar mídia online.

 2 – Conversão

Após atrair visitantes para o seu site, blog ou mídia social, a próxima etapa é converter estes visitantes em clientes – denominados leads. O lead é aquele visitante que deixa o seu contato em um formulário fornecido na ferramenta online da sua empresa, como este campo para receber os nossos conteúdos exclusivos disposto aqui no lado direito do blog.

Outra forma de adquirir leads é oferecer conteúdos mais completos, como e-books, infográficos, vídeos, etc. Neste formato, pode-se inserir um formulário solicitando mais informações sobre o seu futuro lead. Quanto mais informações você souber sobre o ele, mais assertiva será a sua estratégia de marketing digital. Este formato é o mais efetivo, pois o visitante deixa os seus dados em troca de um benefício (conteúdo de qualidade).

Como fazer:

Para obter sucesso nesta etapa, você precisará utilizar uma ferramenta chamada landing page (páginas com formulários). Esta landing page é o primeiro passo para ofertar seu material. Após o visitante fornecer os seus dados nesta página, o lead é direcionado para o conteúdo exclusivo oferecido pela sua empresa.

Confira na prática esta nossa landing page + conteúdo exclusivo: Manual de Gerenciamento de Fan Page.

Etapas:

  • Criação do conteúdo;
  • Criação da oferta (landing page);
  • Promover no ambiente online.

3 – Relacionamento

Após criada a sua base de leads – contatos adquiridos através da criação de landing pages e conteúdos exclusivos – está na hora de relacionar-se com eles. Nesta etapa, você encaminha e prepara os seus leads para o momento da compra.

Como fazer:

O e-mail é uma das principais ferramentas para realizar esta etapa. Este meio permite um relacionamento mais próximo com o seu contato, podendo focar no conteúdo que lhe interessa.

Outro canal muito bom para relacionamento são as mídias sociais. É um meio que permite criar uma audiência para a sua marca e comunicar-se diretamente com os seus seguidores.

É na etapa de relacionamento que surgem boas oportunidades de negócios e vendas. Para não perder o lead, é bom nutrir com conteúdos relevantes e estipular uma frequência de envio de e-mail e de postagem nas mídias sociais.

Confira um exemplo de e-mail marketing no formato newsletter aqui.

Etapas:

  • Criação de conteúdo;
  • Nutrição de leads (envio de e-mail marketing ou postagens nas mídias sociais).

4 – Análise

Uma das grandes vantagens do marketing digital é a capacidade de medir os resultados e analisar o retorno do seu investimento. Toda a estratégia é analisada, desde o número de visitantes, leads, oportunidades geradas e até vendas concretizadas, focando sempre no resultado positivo para a sua empresa.

A análise é feita por monitoramento periódico e reuniões estratégicas. Estas reuniões geralmente possuem como foco a mensuração do resultado, o alinhamento das expectativas da sua empresa e são definidas as próximas estratégias com o marketing digital.

Como fazer:

A ferramenta mais utilizada para analisar as visitas do seu site é o Google Analytics. Para analisar se as estratégias do seu marketing digital estão dando retorno e conseguir concluir todas estas etapas, existem diversas ferramentas boas disponíveis no mercado. Para medir o desempenho nas mídias sociais, cada uma possui a sua ferramenta de análise.

E então, gostou do conteúdo? Que tal iniciar 2016 com uma estratégia de marketing digital para sua empresa? Temos mais um post falando sobre o marketing digital como ferramenta de atração e aumento das vendas, saiba mais aqui.

 

Saiba mais:

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EV Comunicação

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