3 motivos para utilizar vídeos na estratégia digital da sua marca

Falar sobre transformação digital hoje já se tornou clichê. Afinal, nós, você e todo o mundo já sentiu os efeitos dela em nossas rotinas e até em nosso trabalho. E na comunicação da sua marca não é diferente – muuuuito pelo contrário! Se os consumidores mudaram seus hábitos, você sabe que sua marca também precisa (e toda aquela velha história que você já deve estar cansado de ouvir). Mas sim, sua marca precisa acompanhar as tendências do mercado e acompanhar a jornada de compra do seu consumidor.

A transformação digital trouxe um volume de informações muito maior em nossa rotina, e também na rotina dos nossos consumidores. E o fato é: com esse tanto de informação que ele recebe, ele acaba tendo que filtrar o tipo de conteúdo que irá consumir, certo? Isso quer dizer que, cada vez mais, o conteúdo que sua marca trabalha nos canais digitais precisa ser atrativo para captar a atenção do seu cliente. E é claro que a nova tecnologia exige cada vez mais interatividade.

Talvez você já tenha sacado qual é a nossa pauta da vez aqui nesse blogpost. Se você ainda não captou, a gente explica: hoje vamos falar sobre vídeos e a importância de incluir esse material em suas estratégias de conteúdo para fortalecer sua marca e gerar conexão com seu público. Vamos ver?!

1.      Maior clareza no conteúdo

Com toda essa evolução da transformação digital que já comentamos aqui, os consumidores passaram a utilizar seus canais digitais de uma forma um pouco diferente. Eles não estão presentes nas redes somente para comprar ou para consumir um conteúdo que não agrega em nada nos seus conhecimentos, curiosidades ou até mesmo na sua vida. Eles querem muito mais do que isso: eles querem aprender. Uma marca que está presente no digital somente para vender já não é mais suficiente.

É aqui que entra a importância de uma estratégia de branded content. Afinal, esse tipo de material coloca o consumidor em primeiro lugar – e traz pra ele o que ele busca, com relevância, qualidade e valor.

Nesse caso, o vídeo entra como uma forte ferramenta que garante maior clareza para educar o seu consumidor, com muito mais eficiência. E é aqui que você pode usar e abusar da sua criatividade, que pode variar de acordo com o seu objetivo: informar, ensinar, contar uma história, apresentar um passo a passo ou o que você pretende fazer na sua marca.

A regra é pensar na sua persona e no seu público-alvo. Que tipo de conteúdo eles buscam na internet? O que eles querem e/ou precisam aprender? O que eles esperam da sua marca?

2.      Engajamento para sua marca

Quando falamos sobre canais digitais, falamos sobre redes que conectam os usuários e o aproximam das marcas com as quais eles se identificam e têm interesse. A interação direta entre as contas é o principal índice que qualifica os resultados das suas ações nos canais – e o senhor algoritmo interfere diretamente nisso aí.

A melhor forma de manter sua marca sendo vista e buscada pelos seus clientes é através de um conteúdo de qualidade que desperte o interesse dos seus consumidores. Ou seja, quanto mais pessoas você conseguir engajar, mais vezes o seu conteúdo será mostrado para as pessoas que ainda não conhecem a sua marca.

É por isso que os vídeos, quando linkados a conteúdos de qualidade que tenham relevância para seus usuários, são extremamente importantes para cuidar do engajamento da sua marca nos seus canais digitais. Além de atrair a atenção dos seus seguidores, eles também os educam e ajudam o algoritmo a entender que sua publicação é relevante para as pessoas.

3.      Pessoas gostam de falar com pessoas

E, por último, mas não menos importante: as pessoas gostam de falar com pessoas reais. Ao mesmo tempo em que se tornou cada vez mais comum a ação de se conectar com objetos não reais, como computadores, celulares e afins, as pessoas começaram a valorizar ainda mais a interação humana.

Isso acontece porque, em meio a tanta facilidade e tecnologia exposta em nosso dia a dia, caímos facilmente em golpes ou ações enganosas que tiram nossa confiança na internet. Com uma ampla variedade de marcas e empresas querendo vender no meio digital, quem se destaca é quem trabalha uma boa comunicação da sua marca, sobretudo humanizada.

E é claro que os vídeos encaixam perfeitamente nisso. Mostrando sua cara e criando uma relação afetiva com seus seguidores, fica muito mais fácil demonstrar credibilidade e conquistar a confiança dos seus consumidores. Afinal, vídeos transmitem emoções de uma forma muito mais direta – e até impossível em outros meios. E na internet e nos seus canais digitais, as pessoas compartilham e interagem com emoções, com marcas com as quais elas se identificam.

Dessa forma, o contato audiovisual ajuda a criar uma conexão com seu usuário, com originalidade e inovação. Ele tem alto poder de engajamento e persuasão, tendo em vista que é possível explicar até conceitos mais complexos de uma forma muito mais fácil de entender.

Conecte-se com o seu público

Deu para entender um pouquinho sobre a importância da utilização dos vídeos na comunicação da sua marca? Trata-se de uma ótima alternativa para atingir mais pessoas e tornar possível a compreensão sobre qualquer tema de uma forma muito mais clara e objetiva.

O segredo na hora de utilizar conteúdos em vídeo na sua estratégia digital, é encontrar o equilíbrio. O que queremos dizer com isso? É que você precisa entender o comportamento do seu público e entender o formato de conteúdo que ele gosta de consumir da sua marca. Depois, ficará muito mais fácil incluir a estratégia de vídeos na sua produção de conteúdo!

E se você precisar de ajuda, somos uma agência de marketing especializada no posicionamento de marcas no mercado e ambiente digital. Iremos adorar ajudar sua marca a gerar conexões e criar ainda mais credibilidade dentro dos seus canais digitais. Vem falar com a gente!

EV Comunicação

Somos uma agência de marketing especializada no posicionamento de marcas para o mercado e ambiente digital. Aliamos estratégia e planejamento para posicionar marcas, inspirar pessoas e idealizar resultados. Conheça nosso trabalho!

Deixe um comentário