Marketing e vendas para o agronegócio em 2017

A área comercial de uma empresa, independentemente do tamanho, tipo e setor, é uma das partes mais importantes. No entanto, curiosamente, é a área que muitos empresários e profissionais não dão a devida importância. E, geralmente, quando se dá, é por desespero e urgência.

Esse é o seu caso? Se sim, é preciso repensar sua estratégia imediatamente.

Sem uma base comercial sólida e estruturada, seu negócio corre o sério risco de descambar e acabar morrendo. Como nós não queremos que isso aconteça, precisamos ter em mãos as melhores ferramentas, e é sobre isso que vamos tratar neste artigo a partir de agora.

O que é preciso entender agora

Estamos fechando 2016, o ano em que a palavra crise foi usada de uma forma surreal. Algumas empresas, inclusive do agronegócio, foram além da semântica e viveram, de fato, uma verdadeira crise em seus negócios. No entanto, há uma boa notícia. Sempre há, não é verdade?

A Sociedade Brasileira Rural (SRB), destacou uma estimativa de que o setor de agronegócio sinta um importante impulso, por parte do governo brasileiro ao abrir portas para o mercado exterior. Aliás, para a safra de 2017, a probabilidade de o setor ser o carro-chefe para a economia brasileira é grande.

Logo, o objetivo é encontrar mais opções para fechar parcerias e injetar mais investimentos neste setor de agronegócio. Para dar sentido a essa oportunidade, é preciso pensar em como melhorar o marketing e as vendas simultaneamente.

Isso significa que:

Seu agronegócio precisa de uma estratégia.

Seu agronegócio precisa de um plano de ação.

Seu agronegócio precisa de um calendário.

Seu agronegócio precisa de uma boa execução.

“Ok, entendi, mas a pergunta que eu faço agora é: Como?”

Aqui está a resposta…

Marketing digital: seu negócio no topo em 2017

No meio de todo esse movimento vivido pelas diversas frentes da economia, bem como pelo setor de agro, há uma transformação determinante acontecendo. O ambiente digital avança de maneira absurda, trazendo novas oportunidades para o crescimento do mercado.

Para se ter ideia, o marketing digital será responsável por mais de 75% dos investimentos em 5 anos. Isso é o que afirma um estudo realizado pela empresa Accenture, feita com diretores de marketing. De acordo com a pesquisa, os profissionais entrevistados sabem que toda a indústria está caminhando para o mercado digital.

Além disso, a Accenture identificou que 78% dos responsáveis concordam que o marketing passará por grandes mudanças nos próximos 5 anos, 37% deles acreditam o marketing digital terá fatia dos 75% nos investimentos, e, destes, 50% será destinado apenas para o mobile.

O que isso significa exatamente? Simples:

Se você não pensar em marketing e vendas no âmbito digital, bem provável que sua empresa esteja fora do mercado nos próximos anos.

Então, em resumo, para seu negócio se destacar em 2017, é preciso considerar fortemente ter presença digital e vender por meios online.

O que fazer agora?

O primeiro passo:

Colocar no papel o seu plano de marketing para o agronegócio, organizando sua empresa para vencer no próximo ano.

O plano de marketing é uma ferramenta estratégica gerencial usada para identificar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades relacionadas à empresa. Com ele fica mais fácil traçar metas, objetivos e compreender as necessidades e desejos dos clientes/consumidores. Isso consequentemente conduz a organização ao progresso.

Falando de forma mais simples, ao planejar o seu marketing, você terá uma visão mais clara sobre onde os seus esforços devem estar concentrados. Assim, poderá tirar melhor proveito das oportunidades encontradas e potencializar os pontos fortes da sua empresa.

O segundo passo:

Ter ciência dos principais canais e ferramentas para você atuar no marketing digital.

Nesse caso, você pode baixar gratuitamente o “Infográfico: Quais canais de comunicação o profissional do agronegócio consome?” Ele vai te ajudar a encontrar as melhores formas de propagar as informações da sua empresa e atingir em cheio o seu público-alvo.

Para baixá-lo, basta clicar no banner abaixo…

conteudos-ricos-para-textos-no-blog-3_ev_canaisagro

EV Comunicação

A EV é uma agência de publicidade e propaganda especializada na comunicação que gera resultado com mais de 10 anos de trajetória. Aliando estratégias e planejamento, desenvolvemos trabalhos voltados às reais necessidades de cada cliente, conectando pessoas às marcas com soluções ousadas e criativas.

Comments 1

Deixe uma resposta