Planejamento estratégico de comunicação: você está preparado para 2022?

Quando chega o final de ano, as empresas já precisam estar com o plano estratégico de comunicação pronto para o ano seguinte!

Se você pensa que o plano de comunicação é um resumo de um calendário de postagens nas redes sociais, ou então um folder para ser distribuído na rua, você está enganado!

Mas então o que é um plano estratégico de comunicação?

Podemos dizer que é um mapa que orienta as ações de comunicação da empresa para o objetivo que ela deseja alcançar. Ele é estruturado com base na situação atual do negócio e nos objetivos que ele pretende realizar. Esse plano pode fazer diferença na sua empresa, pois é um documento estratégico, que precisa ser revisado periodicamente e ser seguido ao longo do ano.

Por que fazer este planejamento anual?

Ele não é apenas um documento a mais com passos a serem seguidos ao longo do ano, e sim um guia que segue uma lógica de estratégias para conquistar os objetivos reais da sua empresa. Sem passos definidos, o negócio pode navegar por diversos mares, mas sem um destino final definido, fazendo com que apenas gaste recursos e energia da sua equipe, mas sem resultado algum.  Algumas das principais vantagens são:

  • Aumenta a previsibilidade;
  • Organiza a rotina da empresa;
  • Deixa mais claro o diferencial competitivo;
  • Traz clareza em todos os processos;

Mas antes de iniciar a criação do planejamento estratégico de comunicação…

Você precisa olhar para alguns pontos específicos que guiarão as estratégias e as tornarão possíveis de serem conquistadas:

Analisar seu público

Observe quem entra em contato com a sua empresa! Quais são os seus reais consumidores e quem deseja atingir. Ao tê-los em vista, observe seus comportamentos rotineiros e de compra, para então descobrir suas necessidades, vontades e no que realmente acreditam.

Analisar o cenário do mercado

Onde sua empresa está inserida? Quais as tendências de consumo do momento no seu setor e nos demais? Quais os riscos e oportunidades em relação a concorrência? Estas e outras perguntas devem ser respondidas para que você tenha noção de onde está, e como o seu negócio está inserido.

Olhe para os processos da sua empresa

É muito importante olhar para fora, mas também é necessário olhar para dentro, para a sua equipe e os passos que ela está dando. Para que conquiste um crescimento repentino e tenha resultados, a equipe deve acompanhar este desenvolvimento mantendo a qualidade que sempre entregou, ou então, melhorá-la.

Envolva a equipe

Como os colaboradores geralmente também irão aplicar as estratégias elencadas neste plano, é crucial que eles também estejam presentes neste processo de construção. Assim, será mais fácil aplicar e disseminar os objetivos e metas criados em conjunto durante o processo, além de também motivar a equipe ao criar o sentimento de pertencimento da empresa.

6 passos para criar um plano estratégico de comunicação

Depois de observar o mercado e com quem irá se comunicar, é hora de colocar a mão na massa e iniciar definitivamente a criação do planejamento estratégico de comunicação.

  1. Defina os objetivos e metas
    Primeiramente é necessário definir onde a empresa deseja chegar até o final do próximo ano – os objetivos! A partir disso, são levantadas as diversas metas que precisarão ser atingidas para chegar lá. É muito importante que estes objetivos e metas sejam plausíveis dentro da realidade do negócio, para que haja realmente uma evolução na comunicação sem frustrações.
  2. Defina o orçamento
    Outro ponto extremamente importante é a definição e orçamento. Podemos até criar um super planejamento, mas na metade do processo será descontinuado por falta de verba. Então, fique atento a quantidade de degraus que sua empresa consegue subir no ano, e seja realista ao definir o valor possível de ser investido.
  3. Crie um cronograma de ações
    Para evitar a sutil diferença entre “vou começar uma dieta” e “vou começar uma dieta na segunda-feira”, precisamos definir prazos para que as ações saiam do papel de verdade. Criar um cronograma, além de ajudar nesta questão primordial de continuidade, também já se torna estratégico para empresas que trabalham com produtos/serviços sazonais.
  4. Elabore indicadores eficazes
    Dependendo dos objetivos traçados, nem sempre iremos perceber o resultado positivo ou negativo de cada meta cumprida de forma clara. A interpretação é essencial! Então, defina indicadores ideais para cada meta criada, para reconhecer quando está indo como planejado ou para identificar quando é necessário tomar iniciativas quando o resultado não for o esperado.
  5. Testes e mais testes
    Mesmo com tudo muito bem estruturado, infelizmente não temos o controle total. Então, algumas coisas terão que ser testadas e avaliadas no meio do caminho. Como exemplo disso, temos o algoritmo das redes sociais que se comporta como consequência do consumo de conteúdo de quem segue ou curte sua empresa nas plataformas digitais. Como não conseguimos controlá-lo, precisamos testar o que funciona com os consumidores e então ir reproduzindo.
  6. Avalie, adapte, melhore.
    E finalmente, mas não menos importante, precisamos ficar de olho em cada passo traçado no plano estratégico de comunicação, e não apenas no final de todo o processo. Esse olhar contínuo garantirá mais sucesso, pois permitirá a identificação de possíveis deslizes de forma mais imediata e aprimorando o necessário.

O plano estratégico de comunicação é um documento mais trabalhoso de ser criado, mas crucial para fazer a diferença no sucesso e evolução do seu negócio. Se você acompanhou o raciocínio até aqui e compreendeu sua importância, não deixe de aplicá-lo na sua empresa. Sentiu a necessidade de um apoio para criar estratégias ou então executá-lo? Não hesite em entrar em contato com o nosso time para saber mais.

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