Você quer vender mais sem adotar ações que sejam chatas e invasivas aos olhos do cliente? Deseja aprender a cativar mais pessoas e engajá-las à sua marca? Aprenda a contar boas histórias…
Essa é a essência do Storytelling, um método muito usado nos negócios hoje.
Nas próximas linhas você terá a chance de descobrir o que é, para que serve, como fazer e como gerar resultados com essa nova forma de fazer marketing. Você está pronto? Então siga em frente!
O que é Storytelling?
Num sentido mais amplo, Storytelling quer dizer a arte de contar histórias. Apesar de ser um termo conhecido recentemente, é algo que a humanidade pratica desde os primórdios. Hoje, no contexto dos negócios, Storytelling pode ser entendido como a capacidade de contar histórias de forma relevante, onde os recursos audiovisuais são executados juntamente com as palavras para narrar algo a alguém.
Considere este um método que promove o seu negócio sem que haja a necessidade de fazer uma venda direta, por isso é muito utilizado no marketing e na publicidade. Se sua intenção é estreitar a relação entre uma marca e o seu consumidor final ,de forma menos invasiva e mais persuasiva, precisa adotar o Storytelling.
Porque Storytelling é tão importante para o seu negócio hoje
Não se pode explicar o que é Storytelling sem falar de sua importância dele para os negócios. O conceito é importante por conta do momento em que vivemos, de comunicação frenética e acesso irrestrito à comunicação.
A guerra pela atenção das pessoas se intensifica, e você, empreendedor, deve adotar as melhores ferramentas para se destacar da concorrência. É neste contexto que a arte de contar histórias ganha relevância, sendo uma forma precisa e mais eficaz de conseguir atenção de um consumidor.
A história pode ser da sua própria empresa, do seu produto, do serviço, enfim, de qualquer outro elemento relacionado ao negócio em questão. O importante é que a narrativa seja boa, que conecte, que engaje, e que leve, mesmo que indiretamente, a pessoa a se tornar um cliente em potencial.
A utilização do Storytelling pode ajudar você a conquistar objetivos, como:
- No lançamento de um produto ou serviço
- Em uma campanha de divulgação
- Engajamento de pessoas na internet
- Geração de autoridade para a empresa
- Posicionamento e brand awaraness (percepção de marca)
Atualmente, com digital comandando o cenário, o Storytelling surge como um grande aliado para promover a entrada de clientes na esfera da sua marca. Por isso você não pode ignorar a possibilidade de adotá-lo em suas estratégias de marketing.
Casos de sucesso para você se inspirar
#1 – Vivo – Eduardo e Mônica
A Vivo lançou uma campanha há alguns anos usando o Storytelling como base. Um vídeo baseado na canção Eduardo e Mônica, da Legião Urbana. Através de recursos audiovisuais, a história foi muito bem contada, com seus altos e baixos, cheia de conflitos e um ótimo desfecho.
Os resultados na época foram fantásticos para a marca. Não se falava de outra coisa nos ambientes digitais, ou seja, o clipe se tornou viral. Quem não gostaria de ter um vídeo com todo esse sucesso?
#2 – Nextel – “Rótulos”
A Nextel apostou inteligentemente no uso do Storytelling, chamando Daniella Cicarelli e Junior Lima para serem protagonistas da operadora. Após investir nos últimos anos em ações de publicidade com foco em varejo e vendas, a marca lançou uma campanha de posicionamento de marca, criada pela LDC.
A ideia central foi combater o preconceito e a construção de rótulos. A ação teve impacto positivo por parte do público e fez a Nextel voltar à ‘boca do povo’.
Enfim, esperamos que com a nossa explicação sobre o tema, e com os dois exemplos acima, você possa se animar para adotar o Storytelling e gerar muitos mais resultados em seu negócio na internet. Caso queira saber mais e ir mais longe, converse com a gente aqui. Teremos o prazer de te auxiliar.