A importância do Design para os negócios

Pare por um momento e contemple tudo que o cerca. Observe os objetos que estão ao seu redor – monitor, teclado, cadeira, celular, óculos, bolsa… qualquer coisa. Agora faça a si mesmo a seguinte pergunta: será que esses objetos poderiam ser melhorados de algum modo? Caso sua resposta seja positiva, você está um passo à frente no sentido de compreender como o design pode melhorar o seu negócio.

Esta simples analogia serve para demonstrar que qualquer produto ou serviço sempre terá possibilidades de ser melhorado. Sendo assim, o Design torna-se um elemento estratégico chave na atuação das empresas, influenciando a percepção do público sobre a marca e seu posicionamento de mercado. O importante é saber transformar as adversidades em oportunidades.

Em tempos de crise, as empresas que dedicam parte do seu orçamento para investimentos em comunicação saem na frente, se destacando perante a concorrência. O design diferenciado de uma campanha publicitária ou de uma embalagem tem o poder de fazer seu produto “saltar da prateleira”, evidenciando o que há de melhor em suas qualidades. Do mesmo modo, uma marca bem executada agrega valor e permite inúmeras aplicações que conectam as pessoas ao seu negócio. Uma fachada atraente, por exemplo, pode ser fator determinante para conquistar aquele cliente que passa em frente ao seu estabelecimento. Tudo isso é fruto do Design.

Utilizar-se do Design é aplicar a criatividade para inovar e transcender o básico. Vale ressaltar que o uso da criatividade não se limita apenas aos artistas plásticos, escritores ou publicitários, mas se aplica a todas as pessoas que buscam maior produtividade em suas vidas. Embora o empresário nem sempre tenha tempo para exercitar a criatividade, basta reservar um tempo para observar, questionar ou refletir sobre determinado assunto e uma ideia genial pode surgir como um estalo.

Assim, se o Design e a criatividade são elementos de diferenciação e inovação para produtos e serviços, como sua empresa vem utilizando esses recursos? Talvez esteja na hora de rever qual é a mensagem que você está transmitindo para seu consumidor e como poderia dizê-la de uma forma melhor. Existem profissionais especializados no mercado que certamente podem ajudá-lo a descobrir mais nesse sentido.

 

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