Como fazer com que o cliente adquira o seu produto e não o do concorrente?

Com as inúmeras possibilidades de comparação na busca de serviços e produtos disponíveis no mercado, vivemos totalmente centrados em atender todos os necessidades e desejos do nosso cliente. Desta forma, um dos principais desafios das empresas é como conquistar e fidelizar consumidores. Para isso, percebe-se que é necessário apresentar benefícios aos produtos ou serviços que estão disponíveis para consumo. Mas, como fazer com que os clientes adquiram o seu produto e não o do concorrente?

No branding (gestão de marcas) entendemos que mesmo antes de ocorrer uma experiência de uso de um determinado produto, o consumidor já possui uma percepção de valor em relação à marca que deseja consumir. O valor de uma marca está relacionado à percepção do cliente sobre o diferencial do produto, serviço ou solução ofertada.

A importância das marcas tem sido cada vez mais relevante com o aumento da competitividade, e para sair na frente, as empresas necessitam mostrar diferenciais e agregar valor aos produtos, objetivando fidelizar clientes e assim maximizar os resultados no mercado.

Quando se pretende fazer uma avaliação de quanto vale uma marca é preciso distinguir quatro fontes de valor:

  • Notoriedade: o grau de reconhecimento da marca por parte dos consumidores;
  • Qualidade percebida: a qualidade que o consumidor atribui ao produto – o consumidor está disposto a pagar um preço por ele;
  • Imagem de marca: a capacidade de representar um conceito ou um sentimento na mente do consumidor;
  • Fidelidade: o fato de o cliente preferir não escolher os concorrentes.

A identidade de uma empresa deve estar estampada em sua marca. É a marca que agrega o valor percebido pelo público. A principal função desta marca é de transferir para os produtos ou serviços toda concepção da empresa, agregando valores. A marca traduz os valores da empresa e a posiciona com diferenciais mercadológicos na comercialização de seus produtos.

Para que o cliente escolha pelo seu produto é necessário antes de tudo saber a real necessidade ou desejo do seu público. Conheça o que lhe agrada para estreitar o relacionamento e conhecê-los cada vez mais. Isso irá possibilitar a empresa um diferencial e criar barreiras de confiança, tornando desnecessária a migração para um concorrente.

Diferenciais competitivos somente tem valor, quando a marca consegue reproduzir estas vantagens. Ou seja, além de possuir estes diferenciais, é necessário que a empresa também os divulgue. Diferenciais de produtos não comunicados tornam-se desconhecidos nas mentes dos consumidores.

 

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