Os tempos são outros.
A era em que o consumidor saía em busca do produto mais barato ficou para trás. O marketing de massa, caracterizado por grandes mídias, como tevê e rádio, não faz mais tanto sentido. A coisa agora hoje é mais profunda.
Os consumidores se importam com a qualidade e a história do produto. Buscam informações sobre a marca antes de qualquer coisa, e se conectam muito mais facilmente com empresas que dialogam ao invés de apenas “divulgar”.
Neste contexto, o branding, o ato de construir uma marca, entra em cena. É ele que estabelece os parâmetros da criação de uma marca forte, que leva o consumidor a saber exatamente o que ela representa no mercado.
O quanto você tem investido em branding hoje? O termo já norteia sua empresa? Não? Então você precisa ler este artigo até o final!
A importância do branding para sua empresa
Toda empresa precisa investir em branding, pois é ele que fará com que a marca se amplie e ganhe força em todos os setores, desde a produção até a venda.
Se o público consumidor não conhecer bem a marca, se não encontra nela os aspectos necessários para a conexão, não se sentirá à vontade para fazer negócios com ela. Por isso a importância de direcionar esforços para esse conceito.
O branding também está totalmente ligado ao gerenciamento da marca. Por meio de técnicas de comunicação, marketing e design, por exemplo, é possível manter a marca sempre no topo no mercado, ou ao menos, na mente do consumidor.
Como trabalhar o branding no dia a dia
O trabalho de branding começa com o posicionamento no mercado. Como sua empresa quer se posicionar? Com base nessa primeira questão é que poderão ser criadas ações de marketing afirmativas e efetivas para educar os clientes sobre a marca.
O posicionamento também impulsiona a forma como a empresa deverá aparecer no setor de atuação, tornando-se conhecida em toda a cadeia produtiva e consumidora. Esse é o primeiro passo para ter uma marca de sucesso.
Para garantir isso, entram em cena as seguintes perguntas:
- Qual é a missão da empresa?
- Quais os benefícios que os produtos e serviços oferecem?
- O que as pessoas pensam sobre a marca?
- Quais adjetivos você quer que seu público associe à sua empresa?
- O que seu negócio faz de melhor?
- Qual é a sua história?
É preciso pesquisar, avaliar e analisar se o discurso de empresa está alinhado ao que você está entregando ao público. É preciso eliminar os achismos e se esforçar para entender a fundo qual é a opinião do mercado em torno da mensagem, produto ou serviço.
Esse é um bom começo.
Vantagens do branding para o marketing digital
Como explicamos neste artigo, o branding proporciona muitos benefícios no contexto do marketing digital, como:
- Aparecer em destaque nos mais diversos canais, como Google, redes sociais e blogs de nicho.
- Menor CPC (Custo por Clique) devido ao conhecimento prévio da marca por parte do público.
- Reconhecimento de autoridade e visibilidade natural.
- Maiores oportunidades de influência digital.
- Mais conversões a partir das comunicações feitas na internet.
Portanto, se você pretende ou já atua no ambiente digital, comece a basear suas estratégias de comunicação no branding. Seu negócio alcançará ótimos resultados a curto, médio e longo prazo.
Pronto para trabalhar seu branding?
Lembre-se que é preciso escolher os parceiros certos, caso contrário, não se chegará onde se deseja. Nós da EV Comunicação temos muito para somar ao branding de sua empresa. Por isso te fazemos o convite para pensarmos juntos nos próximos passos de sua marca. Vamos avançar?