Branding no Agronegócio – O que é e como fazê-lo acontecer

Os tempos mudaram. Foi-se a época em que o consumidor ia no mercado em busca do mais barato, sem ligar para qualidade ou para história do produto. Hoje, grande parte dos consumidores buscam informações antes de qualquer coisa. Principalmente, os novos consumidores da geração Y e Z.

Por isso não basta mais oferecer um bom preço, é preciso criar uma marca forte que o consumidor, ao se deparar com a logo, já entenda que o que ela quer e representa no mercado. Em suma, é preciso criar uma Brand.

Para isso, precisamos fazer o tal do “branding” que – como o nome sugere – é o ato de construir uma Brand, através de ações afirmativas de Marketing. E é justamente sobre como fazer o branding acontecer que este artigo irá falar nas linhas abaixo!

O Branding no dia-dia

Vamos começar com a máxima de que toda empresa precisa investir em branding. Ponto! Afinal de contas, é este trabalho que fará com que a marca se ampliem e ganhe em força em todos os setores, da produção até a venda.

E isso é ainda mais importante no agronegócio, pois os consumidores querem saber de onde vêm o algodão, querem saber se as fábricas poluem demais, se a fazenda desmata e se o defensivo agrícola faz mal para a saúde. Acredite, tem muita gente preocupada com isso hoje.

Mas, onde eles vão conseguir essas informações? Bem, existem dois meios para tal:

  1. Nos blogs de pessoas formadoras de opinião, nos telejornais e outras mídias populares que, nem sempre, vão ouvir o que as empresas têm a dizer sobre o seu produto e a maneira como ele é fabricado;
  2. Com o próprio fabricante, através de um site, um blog, uma cartilha ou até mesmo um comercial na televisão.

E aí voltamos a importância do Brand. Se o público consumidor não conhece sua marca, eles não irão te encontrar para obter essas informações e sua empresa ficará à mercê de terceiros. Já havia parado para pensar nisso?

Como trabalhar a Brand de sua empresa

O trabalho de branding começa com o posicionamento no mercado. Como sua empresa quer se posicionar? Se ela quer ser um bom fornecedor de defensivos agrícolas, ótimo. Mas ela deveria ser um bom fornecedor de defensivos agrícolas, cujo consumidor sabe que são seguros para o consumo, só para citar um exemplo.

Portanto, comece definindo o posicionamento. Pois é com base nisso, que poderão ser criadas ações de marketing afirmativas para educar tanto o produtor quanto o consumidor sobre sua marca e começar – assim – a aparecer no mercado, tornando-se conhecida em toda a cadeia produtiva e consumidora. Ou seja, tornar-se uma Brand de sucesso.

Para trabalhar o branding na sua empresa, é preciso ter as respostas para as seguintes perguntas:

  • Qual é a missão da empresa?
  • Quais os benefícios que os produtos e serviços oferecem?
  • O que as pessoas já pensam sobre a marca?
  • Quais adjetivos você quer que seu público associe à sua empresa?
  • O que seu negócio faz de melhor?
  • Qual é a sua história?

É preciso pesquisar, avaliar e analisar se o discurso como empresa está alinhado ao que você está entregando ao público-alvo. Livre-se dos achismos e se esforce para entender a fundo qual é a opinião do mercado em torno do seu produto ou serviço. Esse é o começo!

Vantagens do branding para o marketing digital

Os benefícios de ter uma marca forte são incontáveis, mas vamos destacar agora o que isso representa para o marketing digital:

– Aparecer em destaque nos mais diversos canais, como Google, redes sociais e blogs de nicho.

– Menor CPC (Custo por Clique) devido ao conhecimento prévio da marca por parte do público.

– Reconhecimento de autoridade e visibilidade natural.

– Maiores oportunidades de influência digital.

– Mais conversões a partir das comunicações feitas na internet.

Agora, o segundo passo é bem mais simples: Basta escolher os parceiros certos para fazer esta construção e tratando-se de branding nós da EV Comunicação temos muito para somar à sua empresa.

Então, não perca mais tempo e pare de deixar o nome da sua empresa à mercê da mídia. Clique aqui e agende uma conversa com nosso atendimento para você construir o branding de sua empresa e conduzir seu negócio da melhor forma!

Infográfico: Quais canais de comunicação o profissional do agronegócio consome?

EV Comunicação

Somos uma agência de marketing especializada no posicionamento de marcas para o mercado e ambiente digital. Aliamos estratégia e planejamento para posicionar marcas, inspirar pessoas e idealizar resultados. Conheça nosso trabalho!

Deixe um comentário