No mundo dos negócios, muito se fala sobre o posicionamento de marcas no mercado e sua importância. A EV, por exemplo, é conhecida como especialista no posicionamento de marcas. Mas acontece que o termo ainda não é muito popular pelas pessoas, que têm muitas dúvidas sobre o que é e para que serve na prática. Afinal, ele é tão importante para minha empresa?
É sobre isso que vamos falar neste post, para que você, de fato, entenda o que é um posicionamento de marca, como construir e quais os benefícios que eles trazem para sua empresa. Vem comigo?
O que é o posicionamento de marca?
Ao pesquisar o conceito na internet, você encontrará diferentes definições que buscam resumir o conceito do posicionamento de marcas. De uma forma bem simples, podemos dizer que o posicionamento de marcas nada mais é do que o processo contínuo de colocar sua marca no coração e na mente dos consumidores.
Já diziam Al Reis e Jack Trout em seu livro: “Posicionamento: A batalha por sua mente”. Posicionar marcas no mercado é isso: batalhar e construir um posicionamento que conquiste a mente do seu público-alvo e torne sua marca conhecida e reconhecida com muita facilidade.
Uma marca bem posicionada no mercado é aquela que tem suas principais vantagens e características evidenciadas e afirmadas na mente do seu público. Mais do que isso: suas cores são reconhecidas, suas fontes são facilmente detectadas e a linguagem utilizada é única.
E é por isso que as estratégias são tão importantes para o posicionamento de uma marca. Por exemplo: se você se posiciona como o melhor supermercado da sua cidade, a comunicação em todos os pontos de contato com o público precisa afirmar essa vantagem de forma clara e objetiva.
Mais do que isso: todo o conceito do seu posicionamento deve ser transmitido para todos os envolvidos no seu negócio, desde colaboradores, fornecedores e concorrentes. Todos precisam conhecer sua marca por aquilo que você se propõe a transmitir.
Mas como faço para definir o meu posicionamento de marca?
Agora que você já sabe o conceito básico do posicionamento de marca, o próximo passo é colocar a mão na massa. Mas como faço para definir meu posicionamento? Para isso, você precisa estar atento às principais segmentações do seu negócio, respondendo três perguntinhas básicas.
- Quem é meu público-alvo?
Se você não sabe quem quer atingir e “atira para todos os lados”, você não constrói uma comunicação com o público que de fato se interessa pelo seu negócio. É aquele ditado, quem atira para todos os lados, não acerta ninguém. Não é diferente no posicionamento de marca.
As buyer personas da sua marca são aquelas pessoas que se identificam com seu negócio e tem maior probabilidade de comprar seu produto ou serviço. Por exemplo: se você tem uma loja de roupas femininas e joviais, você precisa comunicar com o público feminino e jovem. É a partir disso que você vai construir suas buyer personas.
Depois disso, ficará mais fácil para se comunicar com essa persona. Imagine, minha buyer persona é uma mulher jovem, então preciso me comunicar através de uma linguagem simples, jovem e moderna. Comece por aí!
- Qual dor meu produto/serviço resolve?
Depois de definir seu público-alvo, vamos falar sobre o que você quer resolver. Seu público-alvo tem alguma dor que vai fazer com que ele busque seus serviços?
Lembre-se: o comportamento do consumidor é motivado por duas necessidades básicas: uma resolve uma dor e outra proporciona prazer. Vai depender de qual categoria seu negócio se encaixa, para depois definir como sua marca resolve essa dor ou satisfaz o prazer da sua persona.
Vamos imaginar: estamos falando sobre marcas, e a EV se posiciona como especialista no posicionamento de marcas. Por isso, nós nos posicionamos para resolver a dor de empresas que não têm um posicionamento de marcas consistente para seu negócio. E sua marca? Qual problema ela se propõe a resolver?
- Qual o meu principal diferencial?
O que sua marca faz, que o seu concorrente não faz? O que você tem de diferente do seu concorrente que vai fazer com que seu público-alvo escolha sua empresa? Esse é o terceiro ponto que precisamos definir para construir seu posicionamento de marca.
É preciso definir quais são os valores da sua marca que justificam a compra. Ele é mais barato? Tem mais eficiência? Garante maior qualidade para o consumidor? O que seu produto faz de diferente?
Depois de responder as três perguntas, você vai usar as respostas para definir o posicionamento da sua marca.
Quais benefícios o posicionamento de marca traz para minha empresa?
É por meio do posicionamento de marca que você faz com que seus valores compartilhados sejam a principal razão para seu público-alvo se relacionar com sua empresa. É a partir disso que ele vai se identificar com você, seguir seus perfis nas mídias sociais e se tornar um defensor da sua marca.
É por isso que as vantagens e os diferencias oferecidos pela sua marca precisam ser relevantes para o público que pretende atingir.
Mas calma, nós separamos alguns benefícios para que você entenda a importância de investir em um posicionamento de marca para seu negócio.
- Diferenciação de mercado
O posicionamento de marca mostra para seu público alvo onde você se diferencia dos seus concorrentes, e porquê ele deve escolher sua empresa e não a do fulano.
- Economia de tempo
Tempo é algo cada vez mais precioso, lembre-se disso. Ainda mais na era da internet, as pessoas não querem perder tempo entre escolhas. Se sua marca tiver um bom posicionamento no mercado, que demonstre com clareza seus valores, a escolha está feita – porque seu público alvo já conhece, confia e acredita em sua marca.
- Valorização do valor da sua marca
O valor da sua marca é o que você pode oferecer ao seu público alvo – aquilo que mencionamos ali em cima sobre seu diferencial, como você cura as dores do consumidor. É assim que seu público alvo se torna fiel à sua empresa, porque você o conquistou com seus valores, diferenciais e sua empatia. Aposte nisso!
A estratégia é essencial
Sim, a estratégia é essencial. É preciso planejar, planejar, planejar e planejar. Depois de seguir nossos passos, é hora de tirar sua ideia do papel e transformar no seu posicionamento de marca.
E, convenhamos: cada vez que sua empresa se comunica com o consumidor, você tem uma oportunidade de reforçar seu posicionamento. É por isso que é tão importante que o seu posicionamento esteja fortalecido entre todos os envolvidos. Da mesma forma, cada vez que seu público alvo é impactado pela sua marca, seja em um anúncio nas mídias sociais ou em um outdoor na esquina do supermercado, ele vai moldando a imagem que tem da sua marca.
É por isso que a estratégia de marketing é tão importante e precisa ser coerente com seu posicionamento. Ou seja, se você é melhor supermercado da cidade, não pode haver outros supermercados que entreguem produtos que estão faltando na sua prateleira. Ser coerente com seu discurso é fundamental!
Não se esqueça: a experiência do seu público alvo é TUDO! A performance do seu produto, a qualidade e a experiência do seu consumidor também é importante para o posicionamento da sua marca. Isso porque posicionar uma marca vai muito além de promover um excelente produto ou serviço. É preciso vender valores, ideias e propósitos. É preciso mexer com o emocional do seu cliente para que ele se ligue afetivamente com sua marca.
Agora que você entendeu um pouco mais sobre o posicionamento de marca, os benefícios e os primeiros passos para a definição, conseguiu perceber como está o posicionamento da sua marca hoje no mercado? Se preferir, pode entrar em contato com a gente – nos colocamos a disposição para fazer um diagnóstico sobre o posicionamento da sua marca, os pontos que precisa melhorar e o que é preciso fazer!