Todos os canais de comunicação são poderosas ferramentas na construção de uma marca. Antes mesmo de escolher quais os melhores meios para utilizar em sua estratégia de comunicação, é preciso ter em mente que não apenas os canais externos são responsáveis por este trabalho, mas também o público interno que, pode ou não ter contato direto com o seu cliente. Afinal, colaboradores que vestem a camisa espalham uma imagem positiva da marca.
Conhecendo o potencial cliente
No post Conheça Seu Público-Alvo, apresentamos algumas dicas de como você pode definir o seu público. Neste post vamos detalhar quais os principais quesitos para se conhecer o público-alvo, vamos a eles:
- Qual a faixa etária;
- São mais homens ou mais mulheres;
- Nível educacional;
- Número de membros da família;
- Nível de renda;
- Localização geográfica;
- Frequência de consumo;
- Razões da compra.
Se o público for outras empresas, então é necessário detalhar:
- Negócio da empresa;
- Infraestrutura;
- Cargos e funções que pretende atingir;
- Áreas de atuação;
- Estatísticas;
- Concorrência;
- Diferenciais competitivos;
- Preço de mercado;
- E atuais canais de venda.
Aplicando estratégias assertivas
A coerência da informação não está em repetir a mesma mensagem da mesma forma, mas sim, adequar o discurso para cada canal que irá ser trabalhado na estratégia. Afinal, cada canal tem propostas e objetivos diferentes, mesmo que seus públicos tenham perfis semelhantes. A repetição, no entanto, quando empregada de forma correta, é uma poderosa ferramenta para agregar valor às marcas. A partir do momento que tiver o seu público definido será mais fácil escolher os meios e veículos de comunicação mais adequados para transmitir a mensagem da sua empresa.
Quando empresários insistem em escolher os meios e formatos para veicular seus comerciais baseados em seu gosto pessoal, na opinião de sua família ou de amigos, o resultado dificilmente é positivo. Quem deve gostar do programa são os clientes, seus potenciais consumidores – seu público-alvo. Para otimizar o resultado de comunicação, a empresa precisa alcançar o maior número possível de clientes em potencial.