Você sabe a importância de ter uma presença digital para sua marca?

É fato que o mundo mudou. Quando estamos em casa, com a família, quantas vezes você percebe que as pessoas estão mais atentas ao celular do que ao convívio social? Faça um teste: ande por uma quadra em uma rua movimentada da sua cidade, e preste atenção em quantas pessoas estão caminhando e mexendo no celular ao mesmo tempo. É assustador quando a gente repara, não é?

E esse mesmo fato acontece em todo lugar. Shoppings, restaurantes, lojas, transportes. Em todo lugar, as pessoas estão conectadas e gostam de estar por dentro de tudo. Seja para conversar com seus amigos, fazer compras, conhecer novas pessoas ou outras infinitas possibilidades. E agora, você já parou para pensar: quantas oportunidades sua marca tem para mostrar seus produtos e se conectar com essas pessoas através do mundo digital?

Atualmente, ainda mais com um mundo transformado com a pandemia da COVID-19, a presença digital é uma condição essencial para apresentar sua marca para as pessoas. Através dela, é possível garantir cada vez mais clientes e gerar muitas oportunidades de negócio que podem fazer total diferença. E o melhor de tudo: o custo é MUITO mais baixo. Afinal, não é mais preciso investir em materiais físicos ou deslocamento para divulgar seus produtos (a não ser que isso faça parte da sua estratégia e traga resultados efetivos).

É por tudo isso que citamos que hoje a pauta do nosso artigo é a importância de ter uma presença digital da sua marca, para te ajudar a vender mais e garantir infinitas possibilidades de negócio, em um mundo cada vez mais conectado. Vamos lá?

A evolução chegou, e sua empresa precisa se adaptar

Já faz um tempo que falamos sobre a evolução digital, que chegou e conquistou um espaço tão importante em nossa rotina. Se você parar para pensar, muitas das profissões e formas de trabalho que existem hoje, não seriam possíveis em outro momento. O mundo mudou muito com a presença da internet e se torna cada vez mais importante estar conectado. Afinal, se seu público está na internet, sua marca também precisa estar!

Mesmo com tantas atualizações na era digital, ninguém imaginava que tudo seria tão rápido. Até as pessoas mais velhas e conservadoras, que no início tentavam ser resistentes aos novos comportamentos, estão se vendo completamente dependentes do digital para qualquer tarefa – seja no smartphone, tablet, TV ou até mesmo no computador.

Enquanto há um tempo atrás a TV era considerada uma grande inovação, e era o “ponto de encontro” das famílias dentro das suas casas, hoje ela já está quase ultrapassada. Falamos isso porque, ao longo do dia, a quantidade de vezes que as pessoas mexem em seus smartphones é muito maior do que as pessoas que estão vendo TV ou ouvindo rádio. E isso parece ser apenas o começo.

Dito isso, podemos trazer um dado super relevante que chama atenção: de acordo com o Mídia Dados São Paulo 2020, o Brasil ocupa a 4ª posição entre os países com maiores usuários de internet no mundo – atrás somente da China, Índia e Estados Unidos. Com mais de 150 milhões de pessoas conectadas, representa cerca de 70% da população brasileira. Um número muito grande, não é?

E, ainda, de acordo com pesquisa feita em parceria pela Hubspot e We Are Social, do total de pessoas que acessam à internet no Brasil, 85% fazem isso todos os dias. Ou seja, a exposição do consumidor a comunicação de marcas feitas no ambiente digital é bastante considerável na hora de definir seus investimentos de marketing – e é aqui que entra a importância da sua marca ter uma presença digital efetiva.

Estratégia, investimento e ferramentas

Mas é claro que sua marca não pode estar na internet apenas por estar. É preciso estratégia, investimento e as ferramentas certas. A presença digital de uma marca se tornou uma condição essencial para garantir mais clientes e garantir muitas oportunidades de negócios, sem precisar de investimentos em materiais físicos.

Por isso, para garantir a presença digital da sua empresa de forma efetiva, com relevância e precisão, existem diversas ferramentas, definição de estratégias certas para alcançar seu público alvo em determinado estágio do funil, e, claro, definir as principais ferramentas que podem ser essenciais para alcançar seu cliente e fazer com que sua marca seja lembrada na hora da compra.

Antes de tudo, é preciso pensar e planejar. Por que sua marca precisa ter uma presença digital? Quais ferramentas seu público alvo utiliza? Quais suas dúvidas, e onde faz suas pesquisas? O que ele precisa saber? No que ele se interessa na hora da compra? De que forma ele gosta de fazer as compras ou tomar decisões?

É uma gama de perguntas e respostas que precisam ser feitas para chegar à conclusão e definição sobre as melhores ferramentas e estratégias para definir qual o rumo do seu negócio no ambiente digital. Ir pelo fácil nem sempre é conveniente. É preciso pensar, planejar e, definitivamente, perceber o caminho certo.

Uma parte muito importante na hora de definir a importância da estratégia digital da sua marca, é conhecer as plataformas, conhecer o comportamento do seu público e se comunicar de forma efetiva para conquistar sua empatia e gerar reconhecimento de marca no ambiente digital.

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