Quando falamos sobre mídias sociais, falamos sobre conexões online com pessoas, grupos ou organizações que interagem e compartilham dos mesmos valores ou interesses. Lembra do Orkut? Em 2004, essa rede social surgiu no mercado possibilitando os famosos depoimentos, recados e criação de comunidades. É nostálgico, mas o Orkut é um grande exemplo do que são as mídias sociais.
A internet já era muito utilizada para uso destas redes, mas com a pandemia do novo Coronavírus, neste ano, as pessoas se viram obrigadas a manter relações apenas pelo vínculo nas redes sociais – mantendo o distanciamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A predominância do ambiente online e sua influência em nossas vidas é gigante e cada vez maior, principalmente com o marketing digital e a transformação digital tão presentes.
É importante frisar que, em todo o mundo, são mais de 4,5 bilhões de pessoas conectadas ao mundo virtual. É muita gente, não é? É por isso que nossos relacionamentos estão cada vez mais fadados para ocorrerem de forma online, e as amizades virtuais são cada vez mais comuns.
Mas, agora vamos falar sobre seu negócio: qual a sua principal razão para estar online? Certamente, é para ter conexões virtuais com o seu público-alvo – que muito provavelmente está na internet e, sobretudo, nas mídias sociais. Afinal, são mais de 3 bilhões de usuários ativos nas redes sociais.
É por isso que criamos esse post: para que você entenda o que são as mídias sociais, como montar uma estratégia eficiente para seu negócio e monitorar seus resultados. Vem comigo!
Quais as principais mídias sociais?
Você já sabe que a principal função de uma mídia social é conectar pessoas dentro do mundo virtual, não é? Seja para construir novas conexões sociais ou apenas para manter as já existentes, é difícil pensar em nossas interações sem mencionar alguma mídia social.
Acontece que essas mesmas mídias sociais passaram a ser vistas como uma oportunidade de negócio para as empresas. Afinal, se as pessoas estão presentes nas mídias sociais, minha empresa pode aproveitar essa interação para gerar conexões! E foi a partir disso que surgiram os perfis comerciais, com distribuição de anúncios e presença muito forte de marcas em todas as redes.
Você deve estar se perguntando: em qual mídia social minha empresa deve apostar? A resposta é simples: depende. Depende de quem é seu público-alvo, qual é o seu negócio e qual o seu objetivo. Mas, para te ajudar a entender, vamos falar um pouquinho sobre as principais mídias sociais que estão presentes nos negócios.
Com mais de 2,6 bilhões de usuários, o Facebook continua sendo a maior rede social do mundo. Além de ser focada em seus usuários, ela é uma das maiores formas de geração de oportunidades e aquisição de clientes para qualquer empresa.
Por se tratar da maior rede social do mundo, todas as marcas e grande parte das pessoas estão lá – o volume de procura continua gigante. Um exemplo disso são os grupos de vendas do Facebook: ele reúne marcas e compradores na maior plataforma online do mundo. Se você pensa que já é momento de abandonar o Facebook, vale repensar. Fique atento às oportunidades!
Uma das mídias sociais com maior crescimento nos últimos anos, o Instagram conta com mais de 1 bilhão de usuários. Novas funcionalidades surgem a todo momento – o que acaba deixando a plataforma sempre em destaque para os usuários.
O Instagram pode ser considerado como a maior rede social com foco em conteúdo visual, com grandes oportunidades para empresas e pessoas. Lembre-se: cada inovação é uma nova chance de se relacionar com seu consumidor de forma interativa e dinamizar seu conteúdo.
A maior rede profissional do mundo tem nome e conta com mais de 675 milhões de usuários: o Linkedin. É uma rede imprescindível para qualquer profissional, e essencial para grande parte das empresas.
É um local para conexões profissionais, utilizado por muitas marcas para recrutamento de talentos e grande potencializador de carreiras. Com grande influência e relevância no mundo dos negócios, é uma ótima opção para geração de oportunidades. Mas, lembre-se: antes de tudo, é preciso analisar se seu público-alvo está nesta rede.
Como era nossa vida antes do WhatsApp? Se alguém lembra, me conta! Com mais de 2 bilhões de usuários, o WhatsApp está entre as redes sociais mais populares do Brasil. É fato que ele é a forma mais fácil de se comunicar com outras pessoas, e com seus consumidores não é diferente.
Sua principal função está baseada na troca de mensagens instantâneas – uma ótima maneira de manter o relacionamento com seus clientes. Em tempos de pandemia, isso é ainda mais fundamental! Com a chegada do WhatsApp Business, a relação entre sua empresa e o consumidor se concretizou ainda mais – garantindo muitas oportunidades.
- YOUTUBE
Com mais de 2 bilhões de usuários, estamos vivenciando o auge do YouTube. Um fator que influenciou muito nisso foram as lives de artistas durante a pandemia, bem como de profissionais que aproveitaram o momento para passar informação de uma forma diferente. Muito disso se deve a crescente presença de conteúdo audiovisual no marketing digital.
Assim como outras grandes mídias, o YouTube permite um leque de conteúdos e dinâmicas diferenciadas. Sem falar, é claro, da monetização da mídia: muitas pessoas vivem apenas de seus vídeos no YouTube, e a mídia social já lançou celebridades que aproveitaram a ferramenta para divulgar seu conteúdo.
- TIKTOK
Com a pandemia, o TikTok teve um “boom” gigantesco e alcançou a marca de mais de 800 milhões de usuários. Trata-se de uma mídia social em pleno crescimento atualmente, principalmente entre o público mais jovem.
Com múltiplas opções e estilos de anúncios, ele oferece alta visibilidade para produtores de conteúdo iniciantes. Bom, o sucesso da ferramenta é fato – considerando que o Instagram lançou, recentemente, uma funcionalidade muito parecida com o TikTok: o Reels.
E agora: como faço para montar minha estratégia?
Agora que você já conheceu um pouco sobre as principais mídias sociais utilizadas para negócios e seus benefícios, vamos entender como isso pode ser utilizado em sua estratégia? Mesmo que você já tenha reconhecido a importância das redes sociais para geração de oportunidades, pode ser difícil entender qual é a melhor opção para seu negócio. Nós te ajudamos!
- Estude as plataformas
Antes de tudo, estude sobre cada mídia social, entenda o público-alvo da plataforma e conheça todas as funcionalidades. Somente depois de entender todos os benefícios e características, ficará mais fácil para decidir entre as melhores opções.
- Conheça seu público-alvo
Segmentar é essencial. Quem sua empresa quer atingir? Depois de definir seu público-alvo, entender seus hábitos online e descobrir em quais mídias sociais ele está presente, ficará mais fácil para montar sua estratégia. Sua persona é o guia para o sucesso!
- Analise sua concorrência
Esse passo é essencial para entender como seu concorrente está buscando oportunidades. A intenção é que você faça uma análise, busque fazer melhor e, o principal: fazer diferente do que já é feito. Assim, sua empresa conseguirá se destacar entre os concorrentes!
- Monte uma estratégia de acordo com sua estrutura
Não dê passos maiores que as pernas. Se entrar em uma mídia social, é preciso fazer mais do que apenas estar presente. Tenha foco para conquistar seu público-alvo e posicionar sua marca.
- Defina um calendário de postagens
Neste passo, é preciso que você dê uma atenção ao seu público-alvo – novamente. Qual horário ele está mais presente nas mídias sociais? Isso vai te ajudar a definir os dias e horários das publicações. Além disso, crie postagens interessantes com dicas, informações sobre sua empresa e vídeos de conteúdo.
- Garanta oportunidades de negócio
Além de garantir visibilidade para sua empresa, o social selling ganha cada vez mais força. Mas o que é isso? Trata-se de uma forma de gerenciar seu relacionamento com seus consumidores, resultando em vendas.
Não esqueça: monitoramento é fundamental
Talvez você pense que seu trabalho acaba depois de apertar o botão de publicar. Mas, não se engane: esse é apenas o começo. Seu trabalho nas mídias sociais requer atenção em tudo que acontece na sua rede. Fique de olho nos comentários, menções, avaliações e chats ou directs.
É por meio destes pontos que seus consumidores ou possíveis clientes entrarão em contato com você para tirar dúvidas, saber mais sobre seu negócio e até para gerar negociações. Fique atento para não desperdiçar oportunidades!
Quais métricas preciso acompanhar?
Quando falamos sobre mídias sociais, é essencial destacarmos a importância de dados e análise de resultados para uma estratégia eficiente. Para entender a relevância do seu conteúdo para seus seguidores e suas conexões, acompanhe as métricas de alcance, tráfego, engajamento e crescimento do canal. Ah, e também é preciso ficar atento às métricas de vaidade!
- ALCANCE
Quando falamos sobre o alcance da sua postagem, falamos sobre o número de pessoas que visualizou sua postagem. Essa é uma das bases para determinar o nível de sucesso do trabalho de marketing digital, afinal, a ideia é levar nosso conteúdo para as pessoas, não é?
- TRÁFEGO
É comum utilizarmos as mídias sociais para conquistar a empatia do público-alvo e fazer com que ele se interesse por nosso conteúdo. Por isso, direcionamos ele para o link na bio ou CTA (call to action), para que ele não encerre sua passagem por ali: vá além e visite nosso site, landing page ou blog. A métrica de tráfego gerencia se a estratégia deu certo!
- ENGAJAMENTO
O engajamento se refere ao envolvimento do público com suas postagens – seja comentando, compartilhando ou salvando a publicação para ler depois. É por meio desta métrica que conseguimos avaliar se seus conteúdos estão sendo efetivos para envolver o público.
- CRESCIMENTO DO CANAL
O crescimento do canal se refere ao número de pessoas que acompanham suas mídias sociais para receber atualizações. É importante que essa métrica esteja relacionada ao seu público-alvo!
- MÉTRICAS DE VAIDADE
Você já ouviu falar sobre as métricas de vaidade? Basicamente, são números que vão te deixar feliz – mas não trazem resultados reais para sua empresa. Elas não servem para um propósito real ou não refletem bem o retorno obtido com seus investimentos, mas costumam receber muita atenção de empreendedores menos experientes.
Por exemplo: do que adianta conquistar inúmeros seguidores se não forem qualificados? Nota mental: quem atira para todo lado, não atinge ninguém.
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Esperamos que esse Blogpost tenha ajudado você a levar sua estratégia nas mídias sociais a outro nível e multiplicar resultados.
Se precisar de ajuda para a definição da sua estratégia, converse com a gente!