A gente sabe que a pandemia do novo Coronavírus influenciou muito em nosso comportamento e também na forma de fazer negócios. Com o isolamento social, foi preciso nos reinventar. O que antes era feito de forma presencial, agora se tornou ainda mais digital.
A gente já comentou que, antes de fecharmos negócios, utilizamos a internet para buscar informações, né? E é por isso que precisamos estar cientes sobre a importância de um site para as empresas.
O site pode ser considerado um dos estágios mais importantes em uma estratégia de marketing digital e presença da marca. Ele é seu novo cartão de visitas comercial, sabia? Ao acessar seu site, as pessoas já devem sentir se seu produto ou serviço irá atender suas necessidades – é por isso que ele precisa estar completinho!
Mas… se você ainda pensa que sua empresa não precisa de um site, aqui vai uma informação super importante para você: 81% dos usuários pesquisam um negócio ou serviço na internet antes de tomar uma decisão de compra. É muita gente!
Siga com a leitura e conheça 5 passos para construir um site de sucesso para sua empresa e garantir credibilidade para sua marca!
Seu cartão de visitas online
Quando falamos em estratégia digital, sabemos que existem diversos canais que atraem pessoas e geram credibilidade para sua marca: blogs, mídias sociais, e-mails e o próprio site. A principal estratégia é saber onde seu público está inserido e, principalmente, reconhecer que o site é o principal canal para atrair novos clientes. Ele está disponível para seu público 24 horas por dia, 7 dias por semana, durante os 365 dias do ano.
Já ouviu falar no ditado “A primeira impressão é a que fica”? Pois bem, ele vale muito para seu site. No momento em que seu público encontrar seu cartão de visitas na internet, ele terá uma visão ampla sobre sua empresa, seus diferenciais e sua presença para resolver seus problemas.
Mas também temos um ponto super importante para abordar aqui: como a primeira impressão é a que fica, é fundamental que seu site esteja completo e bem construído para fornecer às informações necessários ao visitante.
Nosso objetivo é fazer com que sua primeira impressão seja ótima, para que ele continue gerando visitas depois. Se seu público não encontrar as respostas que procura, poderá se frustrar e, bem, estragar a primeira impressão que buscávamos.
No entanto, quando um site fornece todas as informações que o usuário procura em uma navegação simples e intuitiva, ele gera credibilidade, confiança e segurança. E é isso que queremos, certo?
E, como seu cartão de visitas online, é importante que você use esse espaço para apresentar quem é sua empresa. Além de produtos e serviços, opte por contar a história da sua marca, no que você acredita, quais são seus valores. Esses elementos ajudam seu público a criar uma identificação com sua marca e construir relações de confiança – que podem resultar em relacionamentos duradouros com novos clientes.
Sua identidade carimbada
A gente sempre bate muito na tecla da importância de manter a identidade visual da sua marca preservada, mas acredite: é muito importante! No seu site não é diferente. Ele precisa refletir, de forma intuitiva, quem é sua empresa.
Com layouts adequados e sua identidade visual bem construída, sua marca é reforçada e seus clientes constroem uma imagem de confiança. É desta forma que eles criarão uma identificação com as cores da sua marca e o que representam.
Os elementos que fazem parte da sua identidade visual falam muito sobre quem é sua empresa. Tudo isso deve ser utilizado para reforçar o tom da sua marca – ajudando os usuários a se conectarem.
Tudo isso em conjunto com as principais informações da sua empresa ajudarão os visitantes do seu site a terem uma experiência agradável e, o melhor: voltarem para visitar seu domínio. Não meça esforços para tornar seu site intuitivo, com o objetivo de ajudar seus visitantes a encontrarem todas as informações rapidamente.
Construa autoridade com conteúdo de qualidade
Atualmente, os consumidores têm múltiplas opções de escolha. Quando forem buscar conteúdo na internet, irão comprar de quem tiver maior destaque no mercado ou conteúdo de qualidade para suprir todas as suas necessidades, certo?
É por isso que um site profissional tem papel fundamental. O conteúdo que você cria e publica no seu site ajuda a mostrar aos visitantes o quanto você é experiente na área em que atua e o quanto conhece sobre seus produtos. Isso ajuda sua empresa a se tornar autoridade em seu segmento, valendo como um diferencial quando comparada com outras empresas.
Um complemento das suas mídias sociais
A gente costuma dizer que as mídias sociais funcionam como uma extensão do seu site. Sendo assim, o site pode lhe ajudar a fidelizar o seu público nos seus canais. A gente explica: quando você faz uma estratégia nas mídias sociais da sua marca, você precisa direcionar o público para algum lugar, certo?
Quando você tem um site, é possível fazer esse direcionamento direto para o seu domínio – fazendo com que os outros canais tragam mais resultados para seu negócio. Desta forma, seu site pode servir como base para você enviar seus clientes que se interessarem por seus produtos. Mas lembre-se: para isso, ele precisa estar completo.
Ah, e não esqueça de deixar alguns ícones em seu site para que as pessoas possam conhecer suas mídias sociais também!
Responsividade para acessar em qualquer lugar
Além de um design atraente e intuitivo, com cores alinhadas à sua marca, seu site também precisa ser responsivo para que as pessoas possam acessar todas as informações de qualquer lugar! Afinal, muitas pessoas fazem pesquisas na internet e procuram informações por dispositivos móveis – como smartphones ou tablets.
Seu conteúdo deve estar adaptado para todas as navegações, para que nenhuma visita seja em vão. Assim, em qualquer dispositivo, todas as pessoas poderão acessar seu site, consumir seu conteúdo e se interessar por seus serviços!
Preparado para construir um site de sucesso?
Agora que você entendeu os 5 passos para construir um site de sucesso, vamos para o próximo? Mãos à obra! Ter uma presença online é fundamental para alcançar mais consumidores, e investir nesta ferramenta é uma forma de adotar uma estratégia acessível para expandir os negócios da sua marca.
Com um site completo para sua empresa, você estará disponível para vender seus produtos o tempo todo – ampliando sua disponibilidade, oportunidades e visitantes.
Precisa de ajuda para elaborar um site bonito, responsivo, intuitivo e de fácil navegação?