A criação de uma boa identidade visual é um desafio, mas que ajuda empresas a crescerem diante dos seus concorrentes.
A identidade conecta novos clientes com a marca, proporcionando posicionamento e engajamento no mercado.
Muito além das questões de ordem financeira, operacional e gerencial, alguns recursos são indispensáveis na geração de ótimos resultados para uma organização. Eles fazem parte da cultura empresarial. Quer saber como?
Neste artigo você irá conhecer a importância da identidade visual e quais os passos para criar uma identidade de sucesso para o seu negócio. Mas antes vamos entender melhor o tema, afinal…
O que é identidade visual?
Representando os valores do negócio, a identidade visual é o conjunto de elementos gráficos apresentados aos clientes.
Em outras palavras, a identidade, em seu contexto visual, equivale à imagem que torna uma marca única.
Elementos importantes para uma boa identidade visual
A imagem corporativa é composta por todos os materiais que possam representar oficialmente uma empresa, tais como:
- Logo;
- Flyers;
- Pastas;
- Papel timbrado;
- Cartões de visita;
- Conjunto de cores;
- Assinatura por e-mail.
Os empresários geralmente não prestam muita atenção em itens de papelaria, os quais podem fazer uma grande diferença na identidade visual de uma organização.
Mas esses itens impulsionam as interpretações das pessoas que circulam no ambiente de uma empresa.
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Assim, colaboradores, clientes, fornecedores e concorrentes, podem enxergar a sua empresa de outros ângulos.
Cartões de visitas pouco personalizados ou inexistentes, por exemplo, influenciam de forma negativa a opinião de novos clientes e parceiros.
Você não quer que o seu negócio seja lembrado por maus olhos, não é mesmo?
A importância da identidade visual
A identidade caracteriza a forma como os atuais e potenciais consumidores enxergam a sua marca.
Essa perspectiva do público pode gerar uma relação de maior intimidade ou afastamento com a sua empresa.
É interessante oferecer uma sensação de confiança e pertencimento aos clientes, para que eles possam identificar a marca de um modo positivo.
Isso garante uma boa comunicação, interação e vantagem competitiva no mercado.
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Aprenda agora a criar uma identidade visual de sucesso
A etapa de concepção de uma identidade visual envolve pensar na mensagem que você deseja passar ao mercado.
Ou seja, é necessário representar a transformação que a sua empresa entrega aos seus consumidores e os princípios relacionados a ela.
Além disso, é fundamental manter a marca e o material de identidade visual do negócio sempre atualizados.
Mantenha-os também de acordo com os propósitos da empresa, pois isso traz uma imagem de sucesso para o negócio.
Para criar uma excelente identidade visual, você pode acompanhar os seguintes passos:
- Conheça a fundo o seu público-alvo;
- Transmita uma mensagem clara e simples;
- Desenvolva um padrão de cores, fontes e estilos;
- Seja criativo e diferencie a sua marca das concorrentes;
- Escolha as cores dos materiais alinhadas com a cultura empresarial;
- Mantenha os materiais de papelaria atualizados para passar uma boa imagem aos seus clientes;
- Faça a manutenção para se adaptar às mudanças de mercado e continuar ativamente nele.
Elaborar uma identidade de sucesso contribui para que o seu negócio tenha um meio de comunicação poderoso. E o resultado é: oportunidade que leva a uma boa reputação!
Quer um exemplo prático disso? Então veja o case a seguir…
Case Dellacor Atelliê
A Encanto Decorações já tinha uma carteira de clientes fiéis e muitas avaliações positivas de quem fechava novos negócios. Mas apesar do serviço de qualidade, eles sentiram a necessidade de dar uma “nova cara” para a marca.
Sabendo dos benefícios que existem ao criar uma nova identidade visual, focada no público-alvo e nos valores, a empresa procurou a EV Comunicação para transformar toda a imagem da marca.
A EV mudou o nome, que passou a ser “Dellacor Ateliê”, a marca e toda a identidade visual. Até a fachada da empresa se transformou!
Com isso, a Dellacor Ateliê ganhou um novo espaço, marca e conceito, aliando com o que a sua personalidade: a qualidade dos serviços. Você pode conferir essa mudança nas imagens abaixo:
Ah, se você quiser conferir outros cases de sucesso da EV Comunicação, como esse que mostramos da Dellacor Ateliê, pode acessar aqui.
Construindo uma marca bem-sucedida no mercado
Investir na criação e aperfeiçoamento de uma imagem de qualidade para a sua empresa, facilita a atração de clientes e reconhecimento do público.
Essa é uma ferramenta estratégica para que o seu negócio possa continuar em pleno crescimento.
Para isso, é fundamental construir uma identidade visual adequada à sua marca, de acordo com a sua visão, missão e valores, bem como aspectos do seu segmento de atuação.
Como você pôde perceber no case, a EV Comunicação conta com especialistas para ajudar você, melhorando a imagem do seu negócio. A partir de agora, o seu cliente vai entender exatamente seus valores e objetivos, podendo se identificar melhor com a marca…
A criação e manutenção de uma identidade forte para o seu negócio podem contar com a assistência dos profissionais qualificados da EV Comunicação. Quer saber como e o que podemos fazer por você?