Marketing X Agronegócio: Como comunicar-se com o Empresário Rural

Produtores rurais e empresários do setor agrícola buscam manter-se conectados diariamente. O objetivo é estar atualizado com informações do meio e fazer com que o seu negócio tenha presença relevante na mídia. A ideia de apresentar a revolução do campo através do mundo digital é intensa e progressiva, provocando a constante evolução do marketing de empresas do agronegócio, através de novos canais de comunicação.

O segmento do agronegócio possui um grande espaço para o crescimento de ferramentas de comunicação, sejam elas digitais ou ferramentas tradicionais, como o uso do rádio ou revistas. O resultado em utilizar estas ferramentas de comunicação são notadas por um público interessado em consumir e conhecer as novidades do setor.

A Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio (ABMR&A) realizou uma pesquisa sobre o perfil comportamental e os hábitos de mídia do produtor quanto a exposição aos meios de comunicação, a pesquisa mostra um aumento do acesso à internet: no fim da década de 90, somente 3% dos empresários rurais e produtores acessavam a web. Em 10 anos, saltou para 40%, sendo que, destes, 92% já estão conectados às redes sociais. E a tendência é que esse número aumente cada vez mais.

É evidente que o perfil do empresário rural está mudando – este público percebe o uso da internet e seus mecanismos como ferramenta de trabalho e não apenas como mecanismo de busca de grandes centros. Quando a informação não chega até o campo a percepção do público é de perda de dinheiro, mercado e informação.

Seja no campo ou na cidade o profissional do agronegócio necessita de eficiência na tomada de decisão e sabedoria ao orientar seu público de modo coerente, considerando uma série de fatores de riscos que mudam constantemente, além de fazer previsões futuras. O desafio é grande e a melhor forma de contornar a situação é manter-se informado e informar, afinal, quem investe na comunicação e disponibiliza informações se consolida e ganha espaço.

COMO OS PROFISSIONAIS DO AGRONEGÓCIO PODEM UTILIZAR DO MARKETING PARA REALIZAR NEGÓCIOS?

Website:

O site é o cartão de visitas moderno da sua empresa. Por isso, é importante que ele seja bonito e funcional, ou seja, fácil de mexer e útil para quem acessar. Quando bem estruturado o posicionamento da sua marca nos buscadores são eficientes no ato de encontrar algum produto ou serviço. Por exemplo, para uma empresa que trabalha com leite, é interessante otimizar seu site para termos como: produtividade, rebanho leiteiro, reprodução, manejo sanitário etc.

Mídias sociais:

As redes sociais transformam o modo de comunicação entre as pessoas. Elas influenciam, mobilizam e informa em questão de segundos, além de auxiliar as empresas na interação com o público-alvo. O novo perfil do produtor faz parte dos 75% do público de acessos diários em mídias sociais, sendo o Facebook a principal plataforma de rede social no Brasil.

Rádio:

Mesmo com muita tecnologia, o rádio continua sendo o fiel companheiro de várias propriedades rurais. Sendo um meio de comunicação de massa ele informa e diverte seus ouvintes. De acordo com Antunes Severo, um dos pioneiros da radiodifusão em Santa Catarina, a região oeste do estado é o público que mais valoriza o rádio, conforme Antunes o apontamento de rádios por habitante é grande quando comparado com outras regiões.

Essa ampliação do acesso à comunicação por todo o campo possibilita um novo ambiente de negócios. A oportunidade é de redescobrir o poder do marketing para fortalecer a marca e seus produtos e alavancar vendas. A EV Comunicação é uma agência de publicidade especializada no agronegócio, diversas soluções para melhorar a comunicação entre as áreas de marketing e vendas no agronegócio, são encontradas aqui. É preciso pensar fora da caixa e conhecer seu público para destacar-se no mercado. Dentro de um setor tão oportuno como o agrícola, sai na frente quem estiver preparado.

 

Saiba mais:

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EV Comunicação

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