Quando você quer criar uma marca de sucesso, a melhor forma é começar com a identidade visual. O trabalho dessa identidade deve ser feito de uma forma em que os seus clientes “batam o olho” e reconheçam que se trata da sua empresa.
Um exemplo comum de marca forte é o McDonald’s. Quando você vê tons marcantes de amarelo e vermelho, por exemplo, sua mente associa essas cores à marca (às vezes dá até uma fome).
A escolha das cores do restaurante de fast food não foi à toa. A identidade visual foi bem trabalhada, quis estabelecer liderança e alcançou o objetivo.
Assim como ela, sua empresa depende muito de design de marca bem planejado para alcançar seus objetivos e atingir resultados ainda maiores.
Se você tem uma marca tradicional ou até mesmo está mudando de segmento, pode estar na hora de fazer o redesign de marca. Entenda o porquê a partir de agora e garanta a oportunidade de ganhar um trabalho profissional para sua marca!
A importância do redesign para sua empresa
Para que você possa entender mais detalhes sobre o redesign de marca, é necessário conhecer algumas definições relacionadas ao assunto.
Identidade Visual
Esse termo se refere ao trabalho e mistura de cores, logotipos, grafismos e tipografias que fazem com que sua empresa se diferencie do concorrente.
Você pode até pensar: “mas a minha empresa é diferente do concorrente. Temos qualidade, preço e prazo”. Tudo bem, mas de que forma você apresenta isso ao seu cliente? Como ele lembra da sua empresa mesmo sem comprar?
Design
Para Costa e Scaletsky (2010), o design é uma estratégia empresarial e deve fazer parte de todo o processo da empresa, desde o desenvolvimento de produtos até o setor de organização. Assim, não se trata apenas de “desenhos” ou uma função estética.
Desta forma, todas as cores e formatos escolhidos tem um sentido e um propósito, um objetivo.
Mas o que é redesign de marca, afinal?
Não adianta investir em design e não fazer atualizações depois de um tempo. Sua identidade visual fica ultrapassada e pode não atingir todos os públicos que sua empresa visa atualmente.
O design transparece os valores e a sua marca precisa ser modernizada, estar conectada com a nova geração. A melhor forma de fazer isso é a partir da criação de um design em cima do antigo, ou seja, o redesign de marca.
Por que investir em redesign de marca?
É natural ver empresários de médias ou pequenas empresas não darem a mínima importância para a melhoria da imagem da sua marca para o público. No entanto, o que eles não sabem é que esse pode ser o motivo da estagnação da sua empresa.
Isso porque o design foi feito de forma estratégica para uma determinada época e, por isso, pode não funcionar para seu novo público, porque não carrega mais o objetivo da empresa. Então, se você fez atualizações no seu negócio, faça um redesign de marca.
Com essa renovação, você pode potencializar suas vendas, melhorar o seu posicionamento de marca e aumentar a sua conquista de mercado.
Como investir na melhoria do seu design?
Mantenha as cores mais importantes, que representam a marca…
E dê um contraste mais limpo. Um bom exemplo é usar cores claras com uma cor escura, evitando o uso de tons muito chamativos. Evite impactar o cliente com uma poluição de cores que não passam recado nenhum.
Um bom exemplo disso é o Starbucks, que contava com cores e desenhos que não passavam simplicidade e não combinavam com o novo público, mais conectado e que aposta na moda “clean”.
Brinque com as formas
Não há limites para trabalhar o branding da sua empresa. Com o design, você pode usar “poucas informações” e mesmo assim passar sua mensagem. Lembre-se que, em muitos casos, menos é mais.
Quer um exemplo disso? A Apple trabalhava com uma identidade visual cheia de informações em 1976, e hoje é só uma “maçã mordida”. Ela brinca com as formas, passa sua mensagem e é agradável de olhar.
Uma curiosidade é que a Apple se inspirou em Newton e a lei da gravidade – não em Adão e Eva com o fruto proibido, como alguns pensam.
Aposte na renovação da sua marca e garanta resultados!
Agora que você já sabe a importância de renovar a identidade visual da sua empresa, venha tomar um café conosco e aumente os seus resultados com as nossas dicas exclusivas.
Atualizado em 11/02/2020.